Muitas situações no dia-a-dia podem trazem felicidade, não é mesmo? Férias sem recuperação, ou o dia em que você encontra o amor da sua vida, ou a compra daquele vestido que você namorava há muito tempo na vitrine, ou até mesmo o corte de cabelo que a faz se sentir a menina mais lindo do mundo! Enfim, vários episódios em nossos dias podem arrancar de nós o mais profundo sorriso. No entanto, essas situações são como pegar areia nas mãos – enquanto você tenta pegá-las, elas escapam entre os seus dedos. São passageiras.

Por isso, a grande questão é: é possível ser feliz de verdade já que as situações que vivemos neste mundo são passageiras? A resposta é: sim, nós podemos ser felizes!

A verdadeira felicidade

A verdadeira felicidade não está relacionada ao mundo em que vivemos, pois tudo o que ele tem e nele acontece é passageiro. A verdadeira felicidade transcende o tempo e o espaço. Ela se encontra em Deus! Por quê? Porque Ele é a fonte da verdadeira alegria! E como podemos ter certeza disso? Bem, vou lhe dar três razões:

  1. Salvação

 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6:23

“Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. Romanos 5:8

“Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”. Colossenses 1:13,14

Quando Adão e Eva pecaram (confira em Gênesis 2 e 3), eles e todos os seus descendentes tornaram-se pecadores por essência (confira Romanos 5). Deixa-me explicar melhor.

Quando fomos criadas, Deus nos fez para Sua própria glória, isto é, tudo o que a criação fizesse seria para honrar e louvar o Seu nome. No entanto, com o pecado, isso foi corrompido. Ao invés do nosso coração ansiar pela glória de Deus, ele anseia por sua própria glória, pois, “o DNA do pecado é o egoísmo”[1].

Por causa do pecado, não poderíamos nos relacionar com Deus, pois Ele é santo, e merecíamos morrer – como diz o texto de Romanos 6 acima. Mas, mesmo assim, Deus nos amou e enviou o Seu Filho ao mundo para morrer por nós numa cruz (João 3.16 e 1 João 4.10), pois essa era a única alternativa para acabar com a barreira entre nós e Deus (Hebreus 7.23-28). Como Colossenses 1.13-14 diz, Deus, em Cristo Jesus, perdoou nossos pecados, aproximando-nos dEle novamente.

Isso não é maravilhoso?! Estávamos no império das trevas, isto é, nossos corações só tinham um caminho para percorrer, que é o caminho do pecado, mas Deus, em Sua graça e misericórdia, mudou nossa rota. Hoje podemos ter vida com Ele, que é santo, amoroso, soberano, misericordioso e perdoador. 

  1. Transformação

 “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. 2 Coríntios 3:18

Estávamos mortas em nossos delitos e pecados, ou seja, além de mortas espiritualmente, estávamos impossibilitadas de fazer aquilo que agrada a Deus (Efésios 2.1-3). Mas, Deus, em Cristo Jesus, possibilitou-nos “ser o que nunca seríamos, ter o que nunca teríamos e fazer o que nunca faríamos”[2] . Antes éramos merecedoras da ira de Deus (João 3.36), mas hoje temos vida com Deus (Romanos 6.23); antes não tínhamos como nos achegar a Deus (Isaías 59.2), hoje podemos ser chamadas de Suas filhas (João 1.12); antes não podíamos corresponder a vontade de Deus, hoje podemos nos tornar mais parecidas com Ele (2Coríntios 3.18)!

A Palavra de Deus é o parâmetro para sermos mais parecidas com Jesus e, para isso, Deus também prometeu o Espírito Santo como agente de transformação (Romanos 8.9 e Gálatas 5.19-25) e a igreja como apoio (Colossenses 1.28 e Atos 2.42-47).

Se temos errado com Deus e com o próximo – o que causa dor e sofrimento –, o sangue de Jesus permite que sejamos transformadas para a glória de Deus e para o nosso bem. Que presentão de Deus!

  1. Cuidado

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mateus 6:25-33

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. 1 Pedro 5:7

Como os versos acima querem nos ensinar, não se preocupe com o que comer, beber ou vestir, Ele tem cuidado de você! Nós somos filhas e Ele é o nosso pai. E que pai não quer o bem de sua filha, não é mesmo?! Em cada situação – seja boa ou ruim – Ele está presente e, além disso, Ele nos deu uma família para nos apoiar – a igreja -, o Espírito Santo para nos capacitar a fazer o certo, e a Palavra para nos orientar. Então, por que nos preocupar? Em Deus, temos muitos presentes para vivermos uma vida feliz de verdade!

Querida leitora, você pode procurar e até encontrar alegrias neste mundo, mas todas elas serão passageiras – momentos, pessoas ou “coisas”. A verdadeira felicidade está em Deus, que é o único capaz de suprir o vazio dentro de nós, nos dando salvação, transformando-nos e cuidando de nós!

Colocando em prática

Agora que você já sabe Quem é a nossa verdadeira alegria, como podemos desfrutar dela? Confiando e obedecendo!

  1. Confie

Como John Piper disse muito bem, “a fé não é meramente crer que Cristo morreu por nossos pecados. Fé é também estar confiante de que seu caminho é melhor do que o pecado. A sua vontade é mais sábia. Sua ajuda é mais segura. Suas promessas mais preciosas. E a sua recompensa é mais gratificante: a fé começa com um olhar para trás na cruz, mas vive com um olhar para as promessas de Deus”[3]. Ou seja, não se prenda às situações, pessoas ou “coisas”, descanse em Deus e Suas promessas – Ele salva, transforma e cuida!

Se você quer namorar, mas não tem perspectiva, descanse em Deus e em Suas promessas. Se você namora e quer casar logo, descanse em Deus e em Suas promessas. Se você está sem emprego (ou seus pais estão sem emprego), descanse em Deus e em Suas promessas. Se você não sabe o que fazer na faculdade, descanse em Deus e em Suas promessas. Se você tem lutado contra pecados que parecem que nunca deixarão de “te perseguir”, descanse em Deus e em Suas promessas. Enfim… descanse em Deus e em Suas promessas!

  1. Obedeça

Quem confia, obedece! Sobre isso, duas citações são esclarecedoras:

“…a redenção ou a remissão é um privilégio presente que temos e desfrutamos agora. Torna possível um relacionamento filial com Deus. Vem do derramamento abundante da sua graça sobre nós. Mas a filiação também subentende responsabilidade. […] É inconcebível desfrutarmos de um relacionamento com Deus como seus filhos sem aceitarmos a obrigação de imitarmos o nosso Pai e termos as características da sua família”[4].

“Sua obediência não compra o amor de Deus por você; o sangue de Cristo é o único elemento que pode fazer isso. Sua obediência, por outro lado, é uma expressão de gratidão, mostrando que você entendeu a importância do amor de Deus sendo derramado sobre sua vida”[5]

Não tem como crer em Cristo e não demonstrar isso na vida prática. Como o professor e conselheiro bíblico Alexandre Mendes disse em uma pregação, “quem você é, é manifestado em seu comportamento; e o seu comportamento manifesta a base da sua vida”.[6] Nossa vida deve refletir Jesus Cristo!

Se você tem descansado em Deus e Suas promessas, então seu namoro seguirá os padrões bíblicos. Se você tem descansado em Deus e Suas promessas, então você procurará um bom emprego sem deixar a preocupação dominar seus pensamentos. Se você tem descansado em Deus e Suas promessas, então buscará uma faculdade em que, além de ser exemplo enquanto aluna, será um meio de levar Cristo a outras pessoas. Se você tem descansado em Deus e Suas promessas, então lutará contra seus pecados para a glória de Deus e o seu próprio bem. Enfim… se você tem descansado em Deus e Suas promessas, então você obedecerá aquilo que Ele diz em Sua Palavra.

Conclusão

Querida leitora, haverá momentos na vida em que você se questionará se é realmente possível encontrar a verdadeira felicidade em Cristo. No entanto, em meio aos grandes desafios da vida, esse questionamento pode se tornar frequente a ponto de enfraquecer sua fé, pois são em situações difíceis que somos testadas a crer nas promessas de Deus ou naquelas que o mundo oferece. Por esse motivo, nunca se esqueça de apegar-se às promessas de Deus – Ele transforma, cuida e tem o melhor pra você. Elas lhe fortalecerão e guiarão nos momentos ruins e nos bons! Como Piper disse muito bem:

“Se não “trouxermos à memória” o que Deus disse sobre si mesmo e sobre nós, enfraqueceremos. Oh, como eu sei disso por experiência dolorosa! Não vacile no lamaçal de mensagens ímpias. Eu quero dizer, as mensagens em sua própria cabeça. “Eu não consigo…”. “Ela não fará…”. “Eles nunca…”. “Isso nunca funcionou…”.

A questão não é se tais pensamentos são verdadeiros ou falsos. Sua mente sempre encontrará uma maneira de torná-los verdadeiros, a menos que você traga à memória algo maior. Deus é o Deus do impossível. Raciocinar sobre a sua saída de uma situação impossível não é tão eficaz quanto lembrar-se do seu caminho para fora dela.

Sem nos lembrarmos da grandeza, graça, poder e sabedoria de Deus, mergulhamos em pessimismo. “Eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença” (Salmo 73.22)”.[7]

Resumidamente, é confiando em Deus e Suas promessas e obedecendo à sua Palavra que você poderá ser uma garota feliz de verdade! Por isso, convido-lhe a desfrutar da verdadeira felicidade em Deus!

“…feliz é aquele que confia no Senhor”. Provérbios 16.20

“Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça”. Provérbios 28.14


[1] Tripp, Paul. O que você esperava? Expectativas fictícias e a realidade do casamento. p. 107.

[2] Definição de “Graça”, pelo Professor de Teologia e Reitor do Seminário Bíblico Palavra da Vida, Hélder Cardin.

[3] http://pno.org.br/Artigo/63

[4] Stott em “A mensagem de Efésios: A Nova Sociedade de Deus”, pg. 19-20

[5] http://todahelohim.com/2015/11/por-que-obedecer-paul-tripp.html

[6] Alexandre Mendes na Conferência DOXA.

[7] http://voltemosaoevangelho.com/blog/2017/01/20-de-janeiro-batalha-para-lembrar/