Antes de entrar na faculdade tive a oportunidade de morar por um ano em outro país. Sou muito grata a Deus por tudo o que vivi e aprendi nesse tempo, foi realmente inesquecível! Nesse período, convivi com jovens que tinham o hábito de falar a expressão YOLO toda hora (o que siginifica “You Only Live Once”, em português “você só vive uma vez”). Um dia, resolvi perguntar qual o sentido dessa frase para vida deles, e a resposta foi: aproveitar a vida ao máximo de maneira que você não tenha arrependimentos. Então, se o objetivo desse blog é dar conselhos, aqui vai o meu:

Viva uma vida cheia de arrependimentos! Viva uma vida cheia de arrependimentos. Porém, arrependimentos de pecados que farão você reconhecer o erro e não cometê-lo novamente.

Sei que temos a tendência de achar que arrepender-se é uma coisa fácil.  Quero, então, te convidar a repensar o que significa estar realmente arrependido na prática, quando identificamos um erro.

Arrependimento não é uma mera confissão. Sabemos que estamos errados, admitimos isso, mas não mudamos. É o reconhecimento sem arrependimento. Exemplo disso, anos atrás, o Príncipe Harry foi a uma festa fantasiado de soldado nazista – para quem não sabe, o nazismo alemão foi um grande inimigo da nação inglesa na década de 40. Essa notícia se espalhou pelo país inteiro, causando grande indignação para seu povo. O príncipe foi obrigado a convocar uma coletiva de impressa para falar sobre o assunto. No dia seguinte sua declaração foi: “Não achei ruim, o problema é que fui pego”. Mera confissão para se sair bem de uma situação não é arrependimento sincero.

Arrependimento não anda junto com justificativas, muito menos com comparações. Queremos sempre achar uma explicação para que nossas ações não pareçam tão ruins assim, não é mesmo? Eu só colei na prova porque o professor não sabe ensinar. Eu só menti para minha amiga porque ela ficaria chateada com a verdade. Ou apontamos alguém que, aos nossos olhos, fez pior. Com nossos conceitos e julgamento achamos conveniente fazer comparações. Eu só fico com alguns meninos, mas pelo menos não sou como aquela outra menina que trai o namorado. Eu uso identidade falsa para entrar em só algumas baladas, mas pelo menos eu não fico super bêbada como o pessoal que frequenta esses lugares.

Arrependimento também não é remorso. Sabe aquela tristeza que sentimos depois de entendermos que estamos errados? Em Romanos 2, versículo 15 diz que a lei foi escrita em nossos corações, por isso nossa consciência esta sempre pronta a nos acusar. Porém, sentimentos como esse de culpa podem se transformar em um grande peso, nos impossibilitando de agir por ficar relembrando o passado e se lamentando por uma coisa que já aconteceu.

O verbo arrepender, do latim, significa não estar satisfeito com; lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita; mudar de intenção ou de ideia. Ou seja, una seu sentimento de tristeza por ter ofendido a Deus, com a consciência do erro e a decisão de mudança. Podemos aprender muito com o Rei Davi, que matou muitas pessoas, adulterou e ainda foi um péssimo pai. Apesar disso, ele foi um homem segundo o coração de Deus. Sabe por quê? Porque a vida dele é um exemplo claro do que é ter um coração quebrantado, que busca constantemente a presença do único Deus. Leia o capítulo 32 do livro de Salmos. Perceba a paixão com que Davi fala sobre o nosso Senhor, e de como ele se alegra em saber que recebe perdão. Mais ainda, a paz que sente ao reconhecer e confessar seu pecado.

“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” 

Salmos 32:3-5

Fico aliviada que essa modinha de sair por ai falando YOLO por todo lado acabou. Acredito que se você entendeu a sua condição miserável de pecador e reconheceu Cristo Jesus como seu Salvador, essa não é nossa única chance de vivermos, mas apenas o começo da maravilhosa vida que teremos ao lado de Deus.

A minha oração é que tenhamos esse espírito quebrantado, que nem o de Davi, diante de Deus. Nada satisfeitos com a presença do pecado em nossas vidas, buscando sempre a santidade. Para que com isso, possamos mudar nossas vidas de acordo com o caráter de Cristo e nos aproximarmos  cada vez mais de Deus.

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

Provérbios 28:13

Por Rebeca Marinho