Qual foi o último livro que você leu? Pare um pouco para pensar. Embora eu conheça muitas pessoas apaixonadas por livros e literatura (e esse artigo pode ser inclusive para elas), a maioria das pessoas com as quais eu converso sempre reclama de leituras obrigatórias para escola ou faculdade, não gosta de ler e não tem esse hábito. Talvez você tenha buscado em sua memória e remotamente apareceu aquele título que ia cair na prova. Você leu porque tinha que ler, era obrigado para passar de ano, passar no vestibular (e alguns da lista do vestibular eu concordo, são um sofrimento! rs), tirar nota na disciplina da faculdade… enfim, não foi uma leitura prazerosa!

Mas você percebe como as leituras influenciam você? Eu percebi isso na faculdade. Passei muito tempo tendo que ler Freud, Marx, e outros pensadores que tem ideias não muito simpáticas ao pensamento cristão. E daí? Ué, não diz o ditado sobre a alimentação que “você é o que você come?” Naturalmente, podemos levar essa ideia para a “alimentação intelectual”, ou seja, suas ideias são compostas pelas ideias que entram na sua cabeça, que você ouve, vê, lê!! E daí que, se a maioria das suas leituras são somente as obrigatórias da escola ou faculdade, você deveria se perguntar: que tipo de pensamento eu tenho desenvolvido?

Temos que tomar muito cuidado com o secularismo que tem tomado conta da igreja! Se você não sabe o que é secularismo, vai aí uma definição que considero simples: “Sistema ético que rejeita toda forma de fé e devoção religiosas e aceita como diretrizes apenas os fatos e influências derivados da vida presente; laicismo.” (http://www.dicio.com.br/secularismo/). Como você pensa o mundo? Como lida com os conhecimentos que aprende na escola? Se você simplesmente aceita tudo como verdade, sem se perguntar o que Deus pensa sobre o assunto, como Ele influencia, cria, mantém, sustenta e julga todas as coisas. Cuidado! Se você acha que a Bíblia não pode tratar muitas questões que aprende na escola por ser um livro “antigo” ou “distante da nossa realidade”, se você simplesmente “desliga” a chave do pensamento cristão durante as aulas, provavelmente você está sendo levado ao que MacArthur nos alerta no livro “Nossa Suficiência em Cristo”:

“Satanás tem procurado sempre enganar os cristãos, conduzindo-os para longe da pureza e da simplicidade encontradas em Cristo, que é Todo-suficiente.”

Ou seja, se você não tem parado para pensar sobre isso, provavelmente tem sido levada a entender o mundo de forma alheia a Deus, e Cristo pode não ser suficiente para você!

Como lutar contra isso? Se alimente melhor! Pare de comer só comida “estragada”, escolha um cardápio saudável!! Comece a ler, além da Bíblia, livros que partam de uma cosmovisão cristã, fortaleça sua fé, suas convicções em Cristo! Lute a batalha que Ele nos chama em 2 Coríntios 10:3-5 através do alerta de Paulo:

“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Queridas, faz parte da nossa tarefa “levar todo pensamento cativo e torná-lo obediente a Cristo”!! Por isso, aqui vai meu conselho: busque, se interesse, pesquise, leia….e principalmente: PENSE! Pense muito, use o cérebro que o nosso Deus nos deu tão graciosamente, para não sermos levadas por “qualquer vento de doutrina” (Efésios 4:14).

Vamos deixar a preguiça de lado e ler mais!!

OBS: Quem precisar de ajuda sobre autores, temas, títulos, escreva para a gente ou acesse nossa página de leituras recomendadas 🙂