Antes de vir para o Seminário Bíblico Palavra da Vida, estudei um tempo na faculdade. Dentro da faculdade encontrei pessoas muito diferentes de mim, com crenças e pensamentos bem diferentes aos meus. Muitas delas acreditavam que Deus existia, mas preferiam-no longe, enquanto outras acreditavam em diferentes espíritos, ou diziam que cada um é livre para escolher seu estilo de vida, outros que ninguém pode ter uma crença absoluta, e outros se faziam chamar de crentes.

Crentes confusos são mais comuns do que pensamos. Todas nós vivemos essa realidade de conviver com pessoas que não acreditam em Jesus como a única verdade, às vezes são nossos familiares mais próximos ou pessoas com quem convivemos todos os dias. Assim, estamos expostas a ouvir suas experiências, muitas vezes elas até tentam nos convencer do que parece estar dando certopara elas. Muitas de nós já nos perguntamos se é verdade o que elas estão falando.

Se você já se perguntou isso, não pense que está sozinha. Mesmo depois que nos tornamos crentes, podemos ser atraídas por outras mensagens pois Satanás quer nos confundir e atrapalhar nosso conhecimento de Deus. Mas sabemos que não devemos ser confundidas por coisas que saíram da cabeça de homens e não da verdadeira palavra de Deus.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.2 Timóteo 3:16,17

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.Hebreus 4.12

A Bíblia nos conta de um grupo de pessoas que estava numa situação parecida, a igreja da Galácia. Ainda que eles já tivessem entendido que o evangelho se resume a Jesus Cristo, sua morte na cruz pelos nossos pecados, recebendo a ira de Deus, se fazendo maldito por nós e a sua ressurreição, ainda que tivessem as provas históricas disso, apesar de saberem-nas de cor, como muitas de nós, eles sabiam o caminho certo mas queriam voltar aos seus antigos hábitos. Eles estavam voltando para a religiosidade do judaísmo: os rituais, festas, datas, listas, regras, e muito mais.

Quando damos brecha para esses pensamentos, questionamentos, ouvindo esses antigos hábitosde pessoas que vivem sem conhecer a Jesus, nós somos como os gálatas, que pensavam existir outras maneiras de se aproximar de Deus, mas tornaram-se escravos do pecado novamente, e por isso Paulo escreve para eles:

Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez? Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos! Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.Gálatas 4:8-11

Jesus não nos resgatou para sermos escravos do pecado de novo, ele não nos tirou das trevas e da condenação para ainda acreditarmos que podemos fazer alguma coisa para receber o favor de Deus, quando não existe nada que possamos fazer para que ele nos ame mais, pois ele já fez tudo por nós. E Paulo, mais à frente, continua:

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.Gálatas 5.1

Hoje somos livres do pecado. Ainda lutamos contra nossa carne, mas o pecado não é mais o nosso senhor, Cristo é. Ele nos libertou para uma nova vida com ele como Senhor.

Quando você estiver no meio dessas pessoas, ouvindo as diferentes e confusas crenças e pensamentos, lembre-se da sua liberdade em Cristo. Como filhas de Deus, nosso firme fundamento é a certeza da fé na esperança futura, “pois é mediante o Espírito que nos aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança.” (Gálatas 5.5). Temos esperança no reino que há de vir, e do qual já fazemos parte como filhas do Altíssimo, pelos méritos de Jesus, por meio da Fé. (Gálatas 4.5-6)

Não nos envergonhemos da Fé que Deus nos deu. O mundo precisa saber de Jesus, as pessoas ao nosso redor precisam saber de Jesus, assim como ele nos tirou um dia das trevas e da antiga vida, Ele pode fazer isso com essas mesmas pessoas.

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.Romanos 1:16