“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” Salmos 37:4

Quando eu era adolescente e li este verso pela primeira vez comecei a orar pedindo a Deus para que me ensinasse a voltar-me sempre para Ele. Oração bonita, não é mesmo? Mas não, não era bonita. Minha oração era egoísta e nada bíblica porque por detrás dela não tinha uma oração bíblica, mas uma barganha. Queria me voltar para Ele não por entender que Ele tem o melhor para mim, mas porque queria ter meus sonhos realizados.

Pois é, a minha má interpretação do texto, tornou meu relacionamento com Deus igual a com a do papai Noel: sou boazinha durante o ano e, então, ganho um presente no natal.

Os anos foram se passando e percebi que minha atitude estava errada. Belo primeiro passo! No entanto, o versículo deixou de ter sentido, não conseguia entender o que Deus pretendia ensinar com ele. Até que comecei a planejar um casamento!

O primeiro desafio que tivemos em nosso noivado foi conciliar finanças com os nossos sonhos. Parecia impossível ficar feliz com o que podíamos pagar. Foi aqui que o processo de entender Salmo 37.4 começou. Quando percebi que não poderia e nem deveria colocar meus sonhos para o dia de casamento acima do que realmente é casamento, comecei a orar pedindo para Deus para eu amar e desejar a vontade dEle (que, neste caso, era o casamento) e não a minha (que era o dia do casamento).

O segundo desafio foi a pandemia! Achava que a impossibilidade financeira era a parte mais difícil do noivado, mas me enganei. Ter que lidar com as incertezas de um casamento marcada, inesperadamente, em meio a uma pandemia foi a pior parte de todas! Precisamos desconvidar tios, tias, primos e primas que tanto amamos. Amigos mais que chegados irmãos também. Tivemos que nos perguntar o tempo todo se seria possível mesmo casar ou não, entre tantas outras coisas. Foi horrível! Foram muitas as semanas em que eu dormia e acordava chorando. Porém, todo este sofrimento mantiveram a minha oração: “Deus, me ensine a amar e desejar a Tua vontade e não a minha”. Foi difícil demais orar isso, mas, mesmo assim, clamava por isso, porque percebi o quanto meu coração estava no lugar errado.

Outros desafios que tivemos foi por questões familiares. Meu sobrinho mais novo, de dois anos, precisou de uma cirurgia super delicada e de emergência no coração. Foram dias de aflição sem saber, ao certo, se ele iria sobreviver ou não. Depois disso, meu avô do coração faleceu, um tio parou na UTI e outro, dias antes do grande dia, faleceu. Tudo isso foi uma verdadeira avalanche emocional…  dias em que acordava e não só orava pedindo para amar e desejar vontade de Deus, quanto de me manter em pé, pois sentia-me enfraquecendo fisicamente a cada dia.

Então, o grande dia chegou! Não foi com o número de pessoas que gostaríamos, não foi numa época tranquila para nossa família, não foi com tudo que sonhávamos! Mas foi com a nossa família, padrinhos e poucos amigos, num lugar incrível, com meu vestido maravilhoso, com uma kombi cheia de significados, com amigos-fornecedores que nos deram decoração e um café da tarde de presente, com uma lua de mel inesperada no nordeste, entre tantas outras coisas!

Foi penando em tudo isso, após a lua de mel, que… plimmm! O salmo passou por minha mente e ele, finalmente, fazia sentido!

  • “Deleite-se no Senhor…” •

Quando pedimos a Deus e esforçamo-nos para viver a vontade dEle e não a nossa, Ele vai moldando o nosso coração a tal ponto que passamos a amar a nossa história independente se ela aconteceu como havíamos pensado ou não; se sonhos haviam sido concretizados ou não. E nossos desejos vão mudando também, passamos a amar mais as coisas eternas (casamento) do que terrenas (dia do casamento).

  • “…e ele atenderá aos desejos do seu coração.” •

Quanto mais nos deleitarmos no Senhor, mais satisfeitos ficamos com o que vivemos.

Não é sobre ter sonhos realizados, mas sobre entender que nossa vida não é sobre nós e nossos sonhos realizados, mas sobre Ele e vontade de dEle para nós. Em outras palavras, é sobre aprender que a vontade dEle é a melhor, independente do que aconteça aos nossos olhos. Isso significa que vai ser fácil? Não! Mas significa que quando nós votamos para Ele, experimentamos o extraordinário: a transformação em Jesus! A cada “não” que recebia durante o noivado, causado ou pelo financeiro, ou pela pandemia, ou por questões familiares, meu coração estava sendo transformado por Jesus!

Quando olho para trás, digo: que ano incrível estou vivendo! Não pelas circunstâncias, mas pelo privilégio de aprender com Cristo. E pensando estritamente sobre o dia de casamento: Ele também satisfaz sonhos humanos! Tivemos muito mais do que pedimos e sonhos.

Por isso hoje, quando leio o Salmo 37.4, entendo que:

  • quanto mais amo e desejo a vontade de Deus e não a minha, meus desejos vão deixando de ser meus (minha vontade), mas dEle (passo a amar mais o que Ele ama).
  • quanto mais experimento isso, o que acontece, seja bom ou ruim, não me tira o contentamento e a gratidão.
  • e sim, Deus nos mima realizando desejos humanos.

Por isso, leitora, quero te convidar a amar e desejar a vontade de Deus, não por barganha como fiz um dia. Mas por entender que a vontade dEle é muito melhor do que a sua. Ela é boa, perfeita e agradável!

Quer viver grato e contente? Ame e busque a vontade de Deus e deixe a sua vontade nas mãos dEle!