Dia 11 de março de 2020 a OMS declarou oficialmente o surto pandêmico confirmado em pelo menos 192 países. A partir daí, presenciamos terror, medo do desconhecido, rigorosas medidas sanitárias, lockdown, mortes, mais medo,  informações verdadeiras e falsas, insegurança, e então, nos acostumamos, acostumamos a não viajar, a não visitar, a usar máscaras, a conviver em família, ao home office, aos novos hábitos higiênicos,  inclusive nos tornamos mais flexíveis, alguns cansaram de lavar sacolas de supermercados, outros já abraçam, já visitam, a vida parecia quase normal.

Pois bem, um ano depois a situação se repete, mas, a sensação é de que já passamos por isso e sabemos o que fazer, já nos acostumamos e até está confortável.

Mas, até o conforto às vezes cansa. Esses dias me peguei sem esperança de tudo isso acabar, me senti apática, mas confortável por já ter aprendido a lidar com a situação, ser mais produtiva em casa e até fazer minhas devocionais diárias e viver minha “vidinha de crente”,  cultuando via youtube nas transmissões dos cultos da minha igreja, mesmo assim tudo parecia tão sem cor, monótono, sem sentido, vazio e sem graça.

Foi ouvindo o testemunho de uma verdadeira conversão, através de uma música, que sequer faz meu estilo musical, que Deus me relembrou da verdadeira esperança, do incrível poder do evangelho de Cristo de, não somente destruir doenças, mas de ressuscitar mortos espirituais e reavivar a alegria em meu coração.

Esta música veio graciosamente me impulsionar a clamar como o salmista, Senhor, “Restitui-me a alegria da Tua salvação e sustenta em mim um espírito voluntário. Sl.51:12”.

É certo que não fomos chamadas para viver apáticas e sem esperança, mas como encontrar alegria  em dias tão nublados?

A alegria NO SENHOR é um imperativo, uma ordem, um mandamento em Fp.3:1 e 4:4 como uma firme disposição espiritual que busca satisfação, contentamento, regozijo, júbilo e prazer na pessoa de Deus (conhecendo Seus atributos) e na Sua obra em nós.

Após pecar com Bate-Seba, Davi no Sl.51 ora com um coração arrependido e clama a Deus  que o restitua a alegria de sua salvação, neste caso, roubada pela presença do pecado, já em FP.3:1 e 4:4 o mandamento é dado a cristãos que tiveram sua alegria roubada pelas circunstâncias, como a prisão do amado fundador da igreja, Paulo e perseguições.

Seja qual for o motivo, se pecado ou circunstância, o Senhor nos convoca a desfrutarmos da alegria nEle e na Sua obra feita em nossas vidas através de Cristo. 

“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Is12:2-3. O Senhor nos oferece suprimento espiritual para satisfazer a sede da alma.

Antes de tudo, veja bem, a salvação é um presente, não como os presentes de natal que passávamos o ano esperando e nos esforçando para sermos merecedoras, ainda que não tivéssemos cumprido todas as ordens dos nossos pais, nos achávamos merecedoras de receber o que tanto desejávamos… Não, a verdade, é que nossos melhores esforços são inúteis, o Senhor por Sua graça e bondade nos concedeu salvação, apesar de nós, mesmo sendo quem somos, pensando o que pensamos, falando e agindo como miseráveis pecadoras. 

Em Efésios 1:15-23 após ouvir da fé e do amor dos salvos de Éfeso, Paulo agradece a Deus e ora em favor deles, para que eles percebam o que realmente receberam de Deus, veja que Paulo não faz outros pedidos que não espirituais, nada de cura, nada de livramentos, nada de recursos ou bens materiais, embora não haja problema algum orar por essas coisas,  ele também começa a falar de algo grande demais para expressar somente em uma palavra de grandeza, vamos ver em Ef.1:15-23 como podemos beber das fontes da salvação!

Efésios 1:15-23

Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

 

Geralmente oramos por coisas que não temos ou que desejamos, me chama atenção o apóstolo orar para que os irmãos de Éfeso (e nós) percebamos o que já recebemos, ele ora por quatro motivos:

 

  • Por conhecimento de Deus, a fonte da nossa salvação e alegria (V.17)

 

Paulo roga para que os irmãos recebam espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus. 

Aqui, não se trata de, do nada, PÁ!! Deus me deu uma revelação. Nãããoo, mas, de uma disposição do coração ao conhecimento piedoso das coisas já reveladas na palavra de Deus, algo que só um salvo tem a disposição, o texto fala de um espírito de sabedoria e de revelação, sabemos que “o homem natural não discerne das coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” 1Co.2:14. Então BEBA, esta água é para você, águas profundas!!

Imagine gastar tempo conhecendo os atributos do nosso Deus, Seu amor, Sua obra, Sua paternidade!! Para que serve a salvação, o que é a vida eterna se não conhecer a Deus? E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo.17:13

Qual a ultima vez que você aprendeu algo novo a cerca do Senhor?

Você sempre pode compreender mais de Deus! 

 

 

  • Conhecimento da esperança da vocação V.18

 

Imagine alguém que lê e não entende, escuta e não ouve, vê, mas não enxerga. Agora os salvos em Cristo podem ter os olhos do coração iluminados, podemos ver, ouvir, entender a profundidade do evangelho, os crentes em Cristo não vivem mais ao acaso, não vivem sem rumo, muito menos sem direção, somente com os olhos iluminados é que se pode conhecer plenamente a Deus. Agora podemos entender qual a esperança da nossa vocação em outras versões chamamento, isto é filiação, aceitação como filhos, isso não é pouco, não é pequeno, não é simples, ser filho legítimo de Deus significa que fomos aceitos por Ele, que podemos não somente ter conhecimento a cerca dEle, mas nos relacionarmos com Ele intimamente. 

 E qual a esperança do chamamento? Pela fé fomos aceitas como filhas, ele não vai mudar de ideia, Ele virá, Ele nos levará para a eternidade com Ele, o Senhor é fiel, que alegria! 

 

  • Conhecimento da riqueza da glória da Sua herança dos santos v.19

 

Saiba que você e eu, a igreja, é essa herança, esse verso, fala sobre a herança do Senhor, que não é feia, desajustada, não é maltrapilha, mas rica e gloriosa! Faz sentido congregar, dá prazer participar da comunhão dos santos, ainda que nesse tempo de pandemia, à distância, mesmo assim, é um grande privilégio fazermos parte da herança rica e gloriosa de Deus, há valor em nós, dado pelo próprio Deus nos méritos de Cristo para Ele mesmo. 

Você acha mesmo que está a deriva em uma quarentena tão longa?

 

  • Conhecimento da suprema grandeza do poder de Deus v.19-20

 

Quando Paulo pede para que os crentes entendam e compreendam o poder de Deus, parece que ele não encontra apenas uma palavra para mensurar o tamanho e intensidade desse poder, foi necessário esse poder imenso ter sido operado em nós pecadores, dada a perdição e nossa condição de depravação total como descrita no capítulo 2 de efésios, em seguida para ser mais claro, ele demonstra uma situação em que esse poder foi usado, para ser mais didático, e acaba impactando seus leitores.

O apóstolo pede a Deus que os irmãos compreendam a suprema grandeza do poder de Deus, segundo a eficácia da força do Seu poder, que operou e opera nos cristãos, parece redundante, mas vejamos onde esse poder que opera nos cristãos foi usado, o texto segue dizendo, “o qual (o mesmo poder) exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar a sua direita nos lugares celestiais” isso mesmo, Paulo afirma categoricamente, o incrível poder que Deus usou para ressuscitar Jesus dentre os mortos e o fazer sentar a direita de Deus (um lugar de governo) nos lugares celestiais, é o mesmo poder que operou em nós nos ressuscitando espiritualmente e ainda age em nossas vidas, a minha e sua conversão, nossa fé e perseverança exigiram um grande e imensurável poder, nada nem ninguém pode impedir que essa obra que começou termine, uau! 

Podemos ter a certeza da salvação, o próprio Deus garante isso, podemos ter esperança, alegria plena, já temos hoje motivos de gratidão e alegria para toda eternidade, ainda que o cenário não mude, ainda que mais nada aconteça.

Ao Senhor Jesus foi dado o governo sobre tudo e todos, não existem poderes ou situações a cima dEle, não existe vazio diante de quem preenche e dá sentido a tudo (V.21-23 parafraseado), regozije-se nessas verdades que aquecem qualquer coração estremecido. 

Para exercitar e se alegrar:

  • Ore por muitos motivos, sobre tudo, ore pelo que o Senhor já a concedeu, peça entendimento, e disponha-se a buscá-lo.
  • Tire o foco das situações, olhe pra Deus, o conheça.
  • Você sempre poderá conhecer mais de Deus, sempre poderá crescer em relacionamento com Ele, você é filha!
  • Há valor em sua vida, nos méritos do que Jesus fez por você, para Ele.
  •  Conheça sua identidade em Cristo, sua obra e a garantia de uma vida plenamente satisfeita e feliz aqui e na eternidade.
  • Não há nada que a suprema grandeza do poder de Deus, segundo a eficácia da força do Seu poder não possa vencer.
  • Descanse no governo perfeito de Cristo!

 

Por Ravena  Ibiapiano