Para uma pessoa elétrica como eu, esperar é realmente um desafio. Recentemente passei por um momento que foi preciso exercitar a esperança. A situação era a seguinte: existia uma situação em que eu precisava de uma terceira pessoa para poder dar continuidade e então, chegar à solução. E esperar o tempo dessa pessoa foi realmente um desafio pois, tive que aprender a lidar com a ansiedade e simplesmente, aguardar!

Nesse tempo de esperança pude me deparar com a “arte de esperar” e, nessa espera há um agir de Deus constante em nossas vidas, nos moldando e nos levando a uma vida de dependência a Ele.

Mas por que esperar é tão difícil?  Porque vivemos em um mundo caído! Desde que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim, recebemos uma sentença em Gênesis 3:16-19 e dessa sentença nossa vida que era para ser literalmente um paraíso, hoje é cheia de espinhos, dificuldades e dores. A espera passou a ser difícil porque somos cheios de pecados como a ansiedade e desejo por controle. 

Somos seres humanos caídos e depravados, que buscam os próprios interesses e que não se preocupam com o próximo, consequentemente tudo que tudo no mundo é mais difícil e trabalhoso ao invés de simples. Esperar mexe com nossas emoções e sentimentos mais profundos. Esperar pela resposta do emprego nos deixa ansiosos. Esperar pela entrada na faculdade nos deixa angustiados e ingratos pela demora. Esperar pelo namorado nos deixa incrédulos pela soberania de Deus e faz com que nosso coração deseje a qualquer um de maneira desesperada. Esperar, é realmente difícil.

Mas, essa espera não acontece somente nos nossos dias. Abraão e Sara esperaram 25 anos para que a promessa de seu filho se cumprisse. E Sara é uma ótima personagem sobre querer fazer “as coisas do meu jeito”. Sara quis que a promessa se cumprisse e deu Hagar para Abraão, imagina o quanto estava sendo difícil para Sara esperar. E Moisés? Passou a vida no deserto e não entrou na terra prometida. Já pensou nisso? Esperar nunca é fácil e Deus trabalha em nossas vidas durante esse período. 

Diante disso podemos aprender duas coisas que nos levam a conhecer mais de Deus e nos levam a apreciar a espera.

– Deus é soberano sobre todas as coisas


Isso mesmo, Deus é soberano sobre todas as coisas e se ninguém nunca te falou: “você não é o centro do universo”. A espera faz parte da nossa vida e do nosso dia a dia porque não estamos escrevendo a nossa própria história à nossa própria maneira. Nós fazemos parte da história daquele cujo Autor é o criador de todas as coisas. Quando entendemos a Soberania de Deus a espera passa a ser apreciada.

Paul Tripp fala: Portanto, esperar não é um sinal de que nosso mundo está fora de controle. Pelo contrário, é um sinal de que nosso mundo está sob o controle sábio e infinitamente atento de um Deus de sabedoria insondável e amor sem limites. Isto significa que podemos descansar enquanto esperamos, não por gostarmos de esperar, mas por confiarmos naquele que nos está chamando a esperar.”

– Deus está no controle, não você

Nós, mulheres, temos uma “quedinha” por controle. Queremos controlar tudo e todos ao nosso redor. Mas isso, revela o pecado que há em nossos corações em querer assumir um lugar que, definitivamente, não é nosso. No Antigo Testamento, todas as vezes que vemos o povo querendo assumir o controle ao invés de esperar por Deus eles se deram mal. Quando Moisés demorava a descer do monte (Êxodo 32), o povo cansou de esperar e pediu para Arão fazer um Bezerro de Ouro, a ira do Senhor se ascendeu contra eles. 

O controle de tudo está sob aquele que é o autor da nossa história, aquele que é Soberano sobre todas as coisas. Quando entendemos que não tem nada que aconteça sem a sua vontade nossa espera deveria ser apreciada e ansiada para que possamos nos deleitar na confiança de que temos um Deus cuidando de tudo.

Salmo 147:8-9 “Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes; o que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos do corvos, quando clamam.”

Diante disso podemos perceber que Deus nos chama a aquietar nossos corações diante da espera e nos entregarmos em dependência completa dele. Pois, não há um fio de cabelo que caia da nossa cabeça sem que ele não saiba. 

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. Filipenses 4:6-7