“Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.” Atos 3.16

A história que se passa antes deste versículo é a de um aleijado de nascença que ficava em frente ao templo. Pedro e João, os discípulos de Jesus, seguiam para o pátio do templo quando o viram, e ele lhes pediu esmolas. Pedro, então, lhe disse que não tinha esmolas, mas o que tinha lhe daria. Ele orou e o homem foi curado (At 3. 6,7), pode andar pela primeira vez! Um homem que sofria por anos, finalmente, recebeu mais do que o conforto do dinheiro poderia lhe dar, ele recebeu uma vida social restaurada. Agora, ele poderia mais do que andar, mas trabalhar por seu sustento e não sofrer com o preconceito. E o melhor de tudo, o aleijado creu em Deus também (At 3.8,9)! Os judeus que estavam próximos, olharam Pedro e João de tal maneira, que demonstravam por seu olhar que eles eram os poderosos que curaram o aleijado (At 3.12), mas Pedro disse exatamente o versículo chave da devocional: Ele não recebeu a glória para si.

Quando eu penso na situação, acho que agiria como Pedro, mas será? Existem momentos mais simples que eu não ajo com a humildade que glorifica a Deus, por exemplo: quando termino uma prova, muitas vezes não o agradeço pela capacitação que me concedeu. Devemos sempre lembrar que podemos fazer algo ou ter algo porque Ele permite. Outro ponto interessante nesta história é que não existem pessoas poderosas para curar, existem pessoas usadas pelo Deus que cura, apesar de existem muitas igrejas ensinando o oposto, mas somente o Nome que pode curar, pode capacitar. No caso do aleijado, a fé dele em Jesus lhe curou e não as palavras poderosas de Pedro.

Assim, aprende-se que quando se tem êxito em seu trabalho, em suas provas, em sua escola, em seu time de esporte, parte é por seu esforço, e, inteiramente, a vitória e a capacidade são pela graça dEle. Ore quando tiver conquistado o que almeja, seja humilde com quem ainda não conquistou, agradeça quem esteve com você em sua caminhada e louve a Deus sempre.

Oração: Deus muito obrigada por tudo que  me permite realizar, fazer, buscar em minha vida. Perdoa-me por ser orgulhosa e buscar minhas conquistas por minhas forças sem te reconhecer, ajuda-me a te agradecer e glorificar em tudo. O Senhor é quem permite tudo! Cuide de meu coração para que Te honre em todas as circunstâncias. Obrigada por Sua paciência. Amém!