Durante minha adolescência, descobri a importância da oração, mas até hoje é um desafio ser constante. Ao longo de experiências em acampamentos, igreja, discipulados e aconselhamentos, sempre ouvi que isso era uma dificuldade para outras pessoas. Todos nós sabemos que é algo extremamente valioso e necessário a todo cristão, mas nem todos perseveram na busca por esse tesouro. Devemos procurá-lo incessantemente e perseverantemente. Teremos obstáculos durante o percurso, desejaremos desistir diversas vezes, mas cada pista descoberta te levará para mais perto e te motivará a continuar.

Orar não é chato, vergonhoso ou cansativo, não é algo decorado e repetitivo, não é característica de uma denominação, também não é uma conversa formal cheia de palavras desconhecidas a alguém desconhecido. Se isso é sua ideia de oração, você ainda não sabe o que ela é de fato! Pensando nisso, quero compartilhar com você algumas pistas que me ajudam e espero que te ajude nessa busca também.

Cace o tesouro!

Em Romanos 12.12, Paulo nos encoraja à perseverança na oração, e em 1 Tessalonicenses 5.17 ele dá a ordem do Senhor: orai sem cessar. Tais passagens são direcionadas aos cristãos, logo, é próprio do ser cristão orar, por isso, não desista e não desanime nessa busca, mesmo que seja difícil no começo, persevere e seja constante até virar um hábito.

A oração é adoração – Salmo 103

Este é o meu Salmo preferido. Nele Davi descreve a bondade e misericórdia do Senhor! Quem não gosta de receber um elogio, um agradecimento? Pois é! Quantas qualidades o Senhor tem e quantas coisas boas faz por nós e quão pouco expressamos isso a Ele. Você já disse hoje o quanto O admira? O ama? E é grata por tudo que Ele fez e faz? Orar é conversar, e conversar inclui dizer o que você sente por quem está ouvindo.

A oração é confissão – Provérbios 28.13,14

Salomão fala aqui sobre a importância da confissão ao Senhor, do quanto isso é importante para nós e o quanto a ausência disso nos faz perecer. Davi reforça isso no Salmo 32.3 ao dizer que, enquanto seu pecado era encoberto, o seu corpo definhava. Você peca? Então tem o que confessar ao Senhor. Você está triste e não sabe o que fazer? Então também já percebeu que não consegue sozinha. Isso é orar, confessar. Não confessar seus pecados endurecerá seu coração, pois refletirá falta de temor ao Senhor. Ele pede que confessemos nossos pecados para que alcancemos misericórdia, então porque então encobrir? A confissão demonstra seu arrependimento e reconhecimento, diante do Senhor, do quanto você é pecador e o quanto precisa dEle.

A oração é gratidão – Filipenses 4.4-6

A ansiedade, o medo, as dúvidas e as preocupações do dia a dia tiram de nós a capacidade de ver o que já temos, o que já vem sendo feito e quem somos em Cristo. Nossos “porquês” nos cegam e, ao invés de orar ao Senhor, lamentamos e murmuramos, alimentamos nossos pecados e permanecemos descontentes. E se, ao invés de alimentar seus argumentos, você orasse apresentando ao Senhor alguns motivos de gratidão? Ah! Não existe melhor forma de vencer a ansiedade, de ser fortalecido, e de aprender o contentamento, do que através de uma bela oração de gratidão ao Senhor!

A oração é petição – Salmo 54

Davi está suplicando ao Senhor por socorro. Ele descreve o que tem acontecido e pede ajuda do único que pode socorrê-lo, do único que já o livrou e, por isso, é Nele que está sua confiança. Aprendemos com Davi que precisamos ser sinceros quanto ao nosso estado e nossa impotência, precisamos clamar pela ajuda do Senhor, porque apenas nEle encontramos a ajuda que precisamos. Quando oramos dessa forma é formado em nós essa consciência: que não existe outro que possa nos socorrer.

A oração é intercessão – Daniel 9

O povo estava afastado do Senhor e de Suas leis e Daniel decide orar ao Senhor em favor do seu povo. Daniel poderia se revoltar com a rebeldia e usar isso como oportunidade para julgar e maldizer. Daniel poderia ter orado parcialmente, mas se incluiu como pecador, junto com o povo (v. 5). Nosso contexto político/social também tem sido indignante para todos, mas nós, cristãos, precisamos aprender com Daniel que por mais que haja pecado e depravação por todos os lados, nossa ação deve ser de misericórdia, e ela é expressa através da oração.

A oração é específica – 1Reis 8. 22-53

Sim, Deus sabe de todas as coisas e de todos os detalhes. Não, você não precisar lembrá-lo de nada. Orar especificamente é um exercício para você. –”Deus abençoe todas as pessoas, cure todos os enfermos e perdoe todos os nossos pecados, amém.” Oi? Quando conversamos com um amigo, contamos tudo nos mínimos detalhes, temos prazer nisso. Porque não ter esse mesmo prazer e hábito com o Senhor? Salomão ora pelo seu povo, descrevendo diversas situações. Repare a repetição do advérbio “quando” nos versículos 33 a 46. Quando generalizamos, a oração se torna automática e superficial. Lembre-se das pessoas, situações e momentos, fale sobre eles, seja específico quanto ao que você quer falar, pedir ou agradecer.

A oração é submissão – Mateus 26.39

Falamos tanto que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, mas raramente oramos nos submetendo a ela. Esta oração de Jesus é muito conhecida justamente por sua obediência à vontade do Pai. Jesus expôs sua vontade: passa de mim este cálice, mas em seguida reforça que, apesar disso, Ele quer fazer a vontade do Pai, mesmo que esta não seja a sua. Pedimos por tantas coisas. Tantos por aí pregando sobre profetizar e determinar isso ou aquilo, mas, e se tudo isso, por mais legítimo e bom que seja, não for a vontade de Deus para você? Não existe nada de errado em namorar, em fazer aquela faculdade ou viajar para intercâmbio, mas existe algo errado quando apresentamos nossa petição ao Senhor desacompanhada de um coração disposto a fazer a Sua vontade.

A oração exercita nossa fé – Mateus 15. 21-28

Falar com o Senhor sobre algo é crer que Ele pode fazer, ouvir, mover, mudar, consolar. Como é fortalecedor para nossa caminhada cristã ver a resposta de uma oração! Nosso amor pelo Senhor é renovado, pois vemos que Ele existe e não está alheio a nós. Quando oramos, nossa fé é fortalecida por meio do Espírito Santo que habita em nós e experimentamos a realidade da amizade com o Senhor, assim, entendemos que existe uma conversa, que  tem alguém do outro lado nos ouvindo.

Aprenda a orar orando – Lucas 11.1

Dizer que não sabe orar não vai te ajudar em nada. Eu também não sei o que dizer por diversas vezes, chego diante do Senhor e simplesmente me silencio, mas é importante você dar o primeiro passo. Ore sobre isso, seja sincero e peça ao Senhor que te ensine e te ajude, te dê as palavras e coloque em seu coração o desejo de falar com Ele.

A oração é um tesouro valioso que te trará intimidade com o Senhor. Não desanime, não negocie, não adie! Comece hoje a busca por isso e peça a ajuda de Deus, porque sem Ele, nem orar você consegue (João 15. 5)!