Há muitas razões para as crises em um relacionamento. Uma delas é o ciúme.

Em nossa sociedade, o ciúme é pregado de duas maneiras. A primeira pelas pessoas que acreditam que deve existir ciúme em um relacionamento, pois isto torna a pessoa mais sagaz e menos propícia a ser pega de surpresa por algo ruim, já que “o ciúme é uma dedicação ao amor”1. Por outro lado, o ciúme também pode ser visto como algo ruim, pois, nesta sociedade pluralista, é considerado fruto da baixa autoestima.

Proponho de primeira instância definirmos o ciúme desta maneira: “O ciúme é um sentimento natural do ser humano produzido pela falta de exclusividade do sentimento, da dedicação e do cuidado da pessoa de quem se gosta.”2

Quando sentimos ciúme de alguém cometemos pecado, pois manifestamos falta de confiança no sentimento do outro, e exigimos exclusividade dele, refletida no medo de perder o parceiro. O ciúme pode parecer estar relacionado ao amor ao outro, no entanto, ele mostra a profundidade do nosso orgulho, ego e amor próprio, que são características contrárias à confiança em Cristo.

 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”. Tiago 3.14-16

Para entender porque o ciúme pecaminoso não deve fazer parte de um namoro cristão, vamos relembrar três propósitos bíblicos para um relacionamento:

  1. Refletir o Deus trino – cada pessoa do Deus trino sabe exatamente quem é e quais Suas funções. Eles não têm ciúme um do outro e muito menos competem entre Si, pois Eles têm o mesmo propósito e usam suas funções diferentes para alcançá-lo.
  2. Refletir a relação entre Cristo e Sua igreja – uma relação de união, cuidado e caminhada, juntos, em direção a um mesmo propósito. (observe este ponto, pois abaixo o exploraremos um pouco mais)
  3. Refletir o amor de um para com o outro e de ambos para com Deus – não adianta acharmos que amamos muito um ao outro, se nosso amor maior não estiver em Cristo, pois é por meio dEle que conseguimos viver o verdadeiro significado do amor e da confiança.

Ou seja, não há espaço para o ciúme pecaminoso em um relacionamento entre cristãos que procuram agradar a Deus, pois essa atitude não reflete o verdadeiro propósito de um relacionamento. Além disso, vemos na Bíblia que tal atitude pode causar muito estrago, como nas vidas de Saul e Davi (1 Samuel 18), Raquel e Lia (Gênesis 29-30), e Esaú e Jacó (Gênesis 25-27).

Quando temos ciúme, sabe qual é a razão de o termos? O medo de perder tal pessoa ou achar que ciúme é proteção para o outro. No entanto, este ciúme nada mais é do que o amor por nós mesmas, auto proteção. Quando dizemos que temos ciúme porque amamos alguém, estamos dizendo uma grande mentira, que aparentemente é “bonita” e na qual acreditamos. Na verdade, temos amor por nós e não queremos sofrer, a ponto de nos tornarmos idólatras, já que queremos tanto aquela pessoa para nós, que ela toma espaço em nossos corações, pensamento e ações, tornando-se um ídolo!

 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Filipenses 2.3-4. 

Para saber se nossos desejos então sendo idólatras, incentivo você a responder as questões abaixo com sinceridade3:

  • Com o que estou preocupado?
  • Qual a primeira coisa que me vem à mente de manhã e a última coisa em que penso à noite?
  • Como completaria esta frase: “Se ao menos ________________ então eu ficaria feliz, realizado e seguro?
  • O que eu quero preservar ou evitar?
  • Em que coloco minha confiança?
  • O que eu temo?
  • Eu me sinto frustrado, ansioso, ressentido, amargurado, irado ou deprimido quando certo desejo não é satisfeito?
  • Existe algo que desejo tanto que seria capaz de decepcionar ou magoar outras pessoas a fim de obtê-lo?
  • Como acertar essas coisas?

Porém, meninas, aqui quero um pouco da atenção de vocês, a fim de destrinchar algumas ideias da segunda característica de um relacionamento que agrada a Deus citada acima. A relação de Cristo com sua igreja é algo sensacional, lindo, no entanto a Bíblia diz que Deus tem ciúme de seu povo (Ex 20.5) e neste momento quero mostrar uma segunda definição da palavra ciúme: o zêlo que Deus tem por seu povo, que é fruto do amor por nós e fidelidade ao Seu nome. (Tg 4.5; 1 Co 10.22)

O ciúme (zêlo) divino não é pecaminoso porque, ao contrário de nós, sendo Deus, ele é digno da primazia do nosso amor, ou até mesmo a exclusividade dele.

Pensem comigo, se Deus criou o casamento como um relacionamento entre um homem e uma mulher que visam aprofundar seu laços através do matrimônio, então Deus ama essa ideia, e se ele zela por fidelidade ao seu nome, não querendo nos dividir com o mundo, então zelar pelo casamento também é uma forma de cuidar com o nome de Deus e honrá-lo (Hb13.4). A diferença entre o ciúme (que é pecaminoso) e o zelo (que não é) é que o primeiro está focado em nós mesmas, enquanto o segundo objetiva a glória de Deus, pois queremos tornar nosso casamento ou namoro santo e sem mácula.

Conclusão: 

Vimos que o ciúme pecaminoso pode ser um pecado que à primeira vista parece nocivo e, por isso, somos enganadas e fazemos de nós nosso próprio foco – o que faz de nosso relacionamento alvo de ciúmes.

Por isso, quando em seu relacionamento permear o ciúme, volte àquela listinha de perguntas acima para ver se a idolatria tem tomado seu coração, e consequentemente inferir a necessidade da confiança em Deus.

No entanto, o casamento foi criado por Deus, e Ele zela por nossa fidelidade a Ele, “… pois Ele se importa com seu nome e Ele não dividirá Sua gloria com outros” e como sendo o casamento um reflexo dEle, devemos de tal forma zelar por ele para honrarmos com fidelidade Aquele que nos criou.4

Meninas, eu as encorajo a pensar sobre isso, não se deixem enganar pelas artimanhas de Satanás depositadas em nossa sociedade, que nos corrompem todos os dias a fim de nos levar mais para dentro de nós mesmas, nossa autoconfiança, nossa auto-idolatria, amor próprio, etc

Deus pede para que O amemos, O adoremos, e confiemos nEle, então não deixem que essas atitudes permeiem suas vidas a ponto de desviar vocês do foco que é glorificar a Ele. 

  1. http://www.significados.com.br/ciume/
  2. Ibid
  3. Estas questões foram retiradas do livro “Os Conflitos no Lar e as Escolhas do Pacificador” (NUTRA Publicações)
  4. Coletânea de Aconselhamento Bíblico Vl. 7 “Existe Lugar para o Ciúmes no casamento?” John F. Bettler