Se tem uma coisa sobre os Reis de Israel que quase todo mundo sabe, é que Davi “era um rei segundo o coração de Deus.” Mas eu não sei quantas de vocês já pararam pra ler as histórias dos Reis com essa frase em mente. Comecei a estudar os reinados de Israel no livro de 1 Samuel em julho, e dia 31 de dezembro termino o último capítulo de 2 Reis. E uma coisa tem me chamado muito atenção: as avaliações do coração dos reis.

“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima no céu nem em baixo na terra, que preservas a aliança de amor para com os teus servos que andam diante de ti com inteireza de coração.” 1 Reis 8.23

Um coração completamente dedicado a Deus é o que Deus esperava dos Reis de Israel, e sem dúvida o que Ele espera de nós. Mas costumamos pensar ser possível amar a Deus E _________. Algumas de nós amam a Deus e ao dinheiro, outras a Deus e a beleza, ou rapazes, ou estudos, ou qualquer outra coisa. A lista de possibilidades é imensa. Mas creio que não temos em mente a gravidade do nosso pecado contra Deus quando tentamos dividir o trono do nosso coração entre Ele e qualquer outra coisa. Creio que a história dos Reis possa nos dar uma mãozinha aqui.

Reino Unido

O primeiro rei de Israel foi o próprio Deus. Ele era o líder da nação, que os julgava, ia diante deles e lutava suas batalhas. Mas o povo O rejeitou. Eles queriam um rei humano. (1 Sm 8.19). Então ele ungiu Saul.

Saul foi um rei cujo coração não era completamente dedicado a Deus. Ele morria de medo do que as pessoas iriam pensar dele, de como seus súditos reagiriam. Ainda que tenha sido Deus quem o colocara como Rei de Israel, ele agia como se tivesse sido o povo. Ainda que Deus lhe tenha dado capacidade e oportunidade para servir o povo e a Ele, Saul quis depender de suas próprias forças e ações. E isso lhe custou o reino.

Davi é o rei mais famoso da história de Israel, ainda que Salomão tenha sido mais famoso enquanto viveu. Apesar de todas as suas conquistas de guerra e da paz que reinou em Israel por décadas por sua causa, ele é mais lembrado pela vitória sobre Golias (1 Sm 17) e pela sua derrota contra si mesmo (2 Sm 11). Na primeira história, Davi não considera a afronta de Golias contra o próprio Deus, e luta contra Ele no poder do Senhor. Na segunda história, em um momento de fraqueza e muitas decisões erradas, Davi se esquece dos mandamentos do Senhor. O profeta Natã, então, vem lhe confrontar, e a resposta de Davi é “pequei contra o Senhor.” Foi nessa época que Davi escreveu o Salmo 51, que diz, no verso 10:

“cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.”

Salomão, seu filho, apesar de ter se dedicado à construção do templo e ter recebido do Senhor grande sabedoria e conhecimento, no final de sua história fica registrado que, ao casar com mulheres de outras nações, seu coração foi pervertido. 1 Reis 11.4 diz que

“À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como era o coração do seu pai Davi.”

Isso aborreceu ao Senhor, que lhe prometeu que o reino lhe seria tirado da mão durante o reinado de seu filho. Depois disso a situação é triste.

Reino Dividido

Em cada história de cada rei após Salomão, há um resumo, e a medida em que lemos, ficamos esperando o veredicto: “fez o que o Senhor aprova” ou “fez o que o Senhor reprova” ou “seu coração era (ou não) inteiramente consagrado ao Senhor”.

Israel teve 19 reis, de 9 dinastias diferentes. Todos os reis receberam um veredicto negativo, pois promoviam a adoração falsa, desde o início quando Jeroboão construiu os bezerros de ouro. Apesar dos avisos de profetas como Elias e Eliseu, Israel sempre voltava a adoração dos ídolos. Por fim, Deus permitiu que o reino do norte fosse destruído pela Assíria.

Judá teve 19 reis (sem contar a rainha Atalia, a usurpadora). Eles reinavam na cidade de Jerusalém e viviam próximos ao templo que Salomão havia construído, mas apenas onze desses reis fizeram o que o Senhor aprova.

Duas dentre essas histórias me chamam a atenção: Josias, rei de Judá e Jeú, rei de Israel.

Coração Unido

“Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías; ela era de Bozcate. Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.” 2 Reis 22.1-2

Josias tinha apenas 8 anos quando começou a reinar. Aos 26 anos, tomou a decisão de reformar o templo. No meio da reforma, encontram um livro da Lei. Ao ouvir as palavras do Livro encontrado pelo sumo sacerdote Hilquias no templo, seu coração se constrange. Em meio a um povo perverso e idolatra, depois de gerações devotadas a ignorar o Senhor e a adorar outros deuses, Josias dedica-se a amar e a obedecer ao Senhor Deus de Israel. Ele também renova a aliança do povo para com Deus de servi-Lo e obedecê-Lo de todo o coração e de toda a alma, e até mesmo observa a Páscoa.

Independente de onde você veio, de que religião seus pais observam, de como você foi tratada, de qual ambiente você vive, da cultura a sua volta, a escolha de amar e obedecer ao Senhor de todo o coração , de ter seu coração inteiramente devotado a Ele, é sua! Infelizmente é mais fácil do que parece deixar de seguir a Deus de todo o coração e comprometer nossa fidelidade ao tomarmos decisões que nos levam para longe dele. Assim como Josias teve de ser proativo para mudar sua vida e a vida do seu povo, a busca por intimidade com Deus exige dedicação, devoção, trabalho diário, e arrependimento real e constante.

“Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.” 2 Reis 23:25

Josias tinha seu coração, sua alma e suas forças unidos num só propósito: adorar a Deus. Como anda o seu coração?

Coração Dividido

A outra história é a de Jeu. Você entenderá melhor o contexto se ler 2 Reis 9-10. De qualquer maneira, eis aqui o resumo: Jeú foi ungido pelo profeta Eliseu para ser o próximo rei de Israel. Sua responsabilidade era destruir a casa do Rei Acabe e da RainhaJezabel (um casal horroroso de ações lastimáveis cuja história você encontra nos últimos capítulos de 1 Reis), de acordo com a profecia que havia sido dita contra eles. Sua fidelidade em cumprir a profecia é formidável:

Saibam, então, que não deixará de se cumprir uma só palavra que o Senhor falou contra a família de Acabe.” 2 Reis 10.10

Mas na avaliação final do reinado de Jeú, são estas as palavras que encontramos:

Jeú eliminou a adoração de Baal em Israel. No entanto, não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, pois levou Israel a cometer o pecado de adorar os bezerros de ouro em Betel e em Dã. E o Senhor disse a Jeú: “Como você executou corretamente o que eu aprovo, fazendo com a família de Acabe tudo o que eu queria, seus descendentes ocuparão o trono de Israel até a quarta geração”. Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer. 2 Reis 10:28-31

As vezes fazemos com Jeú. Somos tão fiéis em obedecer a Deus em uma área, que chegamos a dar aquele tapinhas nas costas com um “vem e veja o meu zelo pelo Senhor” (v. 16). “Eu vou sempre à igreja”, “a primeira coisa que faço com o meu salário é dar o dízimo”, “eu não faço sexo com o meu namorado”, e isso são só alguns exemplos. Acreditamos que servimos bem ao Senhor quando na verdade estamos oferecendo adoração a outra pessoa – nesse caso, a nós mesmos.

Jeú não foi fiel com todo o seu coração (v.31), porque continuou a adorar os bezerros de ouro como os seus antepassados. Ainda que o Senhor lhe tenha retribuído por sua fidelidade em uma área de sua vida, ele ficou marcado na história com uma frase bem semelhante, ainda que oposta em conteúdo, a do Rei Josias, que vivia “para o Senhor de todo o coração.”

A ordem dada ao povo de Israel em Deuteronômio 6 foi:

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” Deuteronômio 6.5-9

Josias obedeceu. Jeú não.

Essa ordem é repetida por Jesus em Marcos 12.29-31. Pense, hoje, como anda o seu coração?