Vimos semana passada que precisamos aderir a um estilo de vida consciente em relação a nossa alimentação, baseado na Palavra que alcança não só um corpo ideal. Ter uma alimentação saudável e equilibrada glorifica a Deus (1Co 10.31).

Mas de que adianta mudarmos nossa mente quanto ao que ingerimos e ter uma vida sedentária? É bem incoerente! Mas será que baseado em 1Tm 4.8 a Bíblia é contra se exercitar? Claro que não! Nessa passagem temos que lembrar o contexto, Paulo escreveu para um jovem em uma cultura que supervalorizava o exercício físico e a exibição do corpo. Porém, o foco do apóstolo era a instrução sobre a liderança da igreja e o que deveria ser valorizado de fato, a piedade. Inclusive, Paulo usou como uma ilustração para que haja o exercício, ou seja, a prática da boa doutrina e das verdades da fé.

Não foi só dessa vez que Paulo utilizou o esporte ou exercício como exemplo para ajudar no que estava dizendo (1Co 9.24-27, Gl 2.2, 5.7, Fp 2.16, 2Tm 2.5, 4.7) e em outras passagens também (Jó 9.25, Ec 9.11, At 20.24, Hb 12.1) demonstrando que era algo comum, usual em vários momentos bíblicos.

Para manter um corpo saudável você precisa se exercitar com regularidade. Os exercícios aumentam o metabolismo basal e ajudam a diminuir o apetite. Mas lembre-se de que você não deve se exceder, e exercícios não são primeiramente para perder peso.” (1)

Como foi dito na parte 1 desse artigo, nosso corpo material (físico) está ligado ao nosso imaterial, e isso também se aplica aos exercícios, portanto, se quero ter uma vida fitness para a glória de Deus, preciso ter a atividade física como parte da minha vida.

O exercício vinculado à uma alimentação equilibrada nos traz como benefício um peso ideal, a diminuição do risco de doenças cardíacas, da osteoporose (bem comum em mulheres), da diabetes, melhora os níveis de colesterol, aumenta a flexibilidade dos ligamentos e tendões (ideal para não haver rompimentos e torções) e resistência muscular. Além disso, produzimos hormônios que influenciam a nossa rotina, como endorfinas, que produzem um analgésico natural, relaxando o corpo e levando a uma sensação de bem-estar. Outro hormônio produzido é o hormônio do crescimento (GH), e também as catecolaminas, um grupo que compreende adrenalina e noradrenalina que prepara o corpo para o impacto. A junção destes hormônios combate a sensação de ansiedade, a insônia, a depressão, a irritabilidade, o funcionamento do sistema intestinal, dentre outros benefícios.

Não esqueça: é tudo ligado, material e imaterial! Sabemos que não é só ter uma vida física equilibrada e pronto, muitos problemas listados acima tem forte relação com o nosso coração e nosso relacionamento com Deus, mas os cuidados com o nosso corpo influenciam bastante.

Sabe aquele mal que te atormenta todo mês? A TPM? Estudos comprovam que exercitar-se regularmente com intensidade leve a moderada faz com que os sintomas diminuam ou deixem de existir. Vale a pena diminuir influências da tensão pré-menstrual, pois coopera para diminuir situações em que você pode reagir pecaminosamente.

Algo que pode parecer novo para você são os viciados em exercícios, a vigorexia. O extremo sempre é prejudicial, tanto o sedentarismo quanto o outro lado. O exagero dos exercícios pode desregular o ciclo menstrual, causando fadiga muscular, lesões, um desequilíbrio neuroendócrino, podendo causar alterações no comando dos hormônios, o hipotálamo, chegando a até diminuir a produção de ovários que são estimulados pelos hormônios e levar a uma menor densidade óssea por isso, chegando a desenvolver uma osteoporose.

Além de malefícios físicos, precisa analisar o que está em seu coração quando estima demais esportes e exercícios, a ponto de priorizar isso na vida. Sem contar que deve avaliar se você está correndo atrás de um corpo perfeito por motivos que realmente agradam a Deus, ou pelo simples fato de querer chamar a atenção.

Considere essas duas semanas de informações bíblicas e práticas para ter um corpo ideal não somente aos olhos do mundo, mas principalmente aos olhos de Deus, cuidando daquilo que é importante e eterno e glorificando a Deus com suas pequenas escolhas no comer e no exercitar-se.

“A beleza é enganosa e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.” (Provérbios 31.30)

(1) Alfano, Maria Cecilia. Comer ou não comer!?: liberdade para fazer escolhas no temor a Deus. São Paulo: NUTRA Publicações, 2010. p. 48.