Quantas vezes nós usamos as nossas próprias forças, experiências e conhecimentos ao invés de consultar a Deus? Muitas vezes, não é mesmo? Temos o costume de brincar de Deus, crendo que temos as melhores respostas, previsões e planos. Isso respinga em como lidamos com nossa família, vivemos igreja e como trabalhamos.

Não sou diferente de ninguém e constantemente brinco de Deus, e, em uma dessas vezes, Deus me lembrou de Zacarias 4.6. Esse trecho é uma mensagem de Deus para Zorobabel que diz que seu povo seria capacitado por Ele mesmo para servir – não era pela força ou pelo poder deles, mas pelo Espírito de Deus. este trecho nos ensina duas verdades: (1) nascemos para servir a Deus e (2) como devemos servi-lo.

Não estamos aqui para realizar os nossos sonhos, estamos aqui para servir a Deus enquanto servimos ao próximo.

“Força” e “poder” não são a mesma coisa. “Força” traz a ideia de força militar, ou seja, um conjunto de pessoas; enquanto “poder” diz respeito a força individual, sabedoria ou conhecimento. Trazendo isso para nossa vida, acreditamos nisso. Seja em casa, na igreja ou no trabalho, cremos que os resultados virão pelo belíssimo trabalho da equipe e/ou por nossa incrível performance. e onde Deus fica? Onde em nossa agenda estão as horas de um coração derramado na presença dele e não nas notícias, estatísticas ou cursos de capacitação?

Como preciso me lembrar que Deus não quer minha melhor performance segundo os especialistas, mas sim um coração dependente dele. Preciso me lembrar que somente pelo Espírito de Deus eu O glorificarei e darei resultados adequados – e falando em resultados adequados, eles não significam “grandiosidade”, mas sim edificação do corpo de Cristo. Como preciso pedir perdão pelo meu coração soberbo, e como preciso me relembrar que estou aqui para SERVIR.

E você? Serve a sua família? Serve à sua igreja? Serve seu trabalho? E como você serve? Por força? Por poder? Ou por meio do Espírito de Deus?

Por fim, não estou dizendo que não devemos nos capacitar. O que quero é trazer a reflexão que mais do que isso, devemos depender de Deus, pois sem Ele na equação, não O glorificaremos e nem daremos resultados adequados.