Ana é casada, mãe de dois filhos e mulher de pastor. Durante a semana, nos dias úteis, enquanto seus filhos estão na escola, ela dá aula em outro idioma na cidade ao lado da sua para contribuir com a renda da família. É uma professora envolvida com seus alunos, conhece seus sonhos e suas dificuldades. As mães deles sempre a elogiam por sua dedicação e empenho em preparar as lições didaticamente. Quando retorna para sua cidade, Ana cuida de todos os detalhes da casa, prepara a comida, cuida dos filhos, passeia e faz devocional com eles, juntamente com o marido, ainda limpa e organiza a casa. Já nos finais de semana, trabalha ativamente na igreja, substitui os professores nas classes onde precisa, faz tradução do culto em outro idioma, faz discipulado, canta no louvor e ajuda a manter a limpeza da igreja também. E ao final de cada dia, ela separa um tempo, escrevendo em seu diário de oração e meditando nas Escrituras.

Pode parecer um exagero, mas Ana é uma mulher real, ela é uma esposa e mãe dedicada, uma professora atenta e uma serva fiel a Deus. A palavra que pode descrevê-la é excelência. Independente de qual tarefa lhe é designada e de onde passa, ela demonstra excelência. Excelência é uma qualidade muito superior. É aquele serviço, estudo ou trabalho realizado com qualidade além da pedida, quase perfeito.

DEUS EXCELENTE

O maior exemplo de excelência a ser imitado é o próprio Deus. Quando criou o jardim do Édem, a cada dia Ele admirava e validava seu trabalho, vendo que tudo havia ficado bom. Ele é a excelência (Dt 32.4)! E o fato de os seres humanos serem feitos à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26) significa, que eles compartilham algumas características dEle, como por exemplo a excelência.

(…) o mais portentoso fato a respeito de qualquer homem não é o que poderá dizer ou fazer em um dado momento, mas sim a imagem que ele leva de Deus, no fundo de seu coração.”

CONVOCADAS A EXCELÊNCIA

Quantos versículos nas Escrituras não ensinam e apontam para uma vida de excelência? Veja alguns…

  • Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo (Cl 3.23,24);
  • Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade (2Tm 2.15);
  • Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5.17).

CAPACITADAS A EXCELÊNCIA

Contudo, Deus em Sua bondade, não apenas cobra de Seus filhos a excelência, mas os capacita a praticá-la. Em Êxodo 25-30, por exemplo, Deus dá a Moisés uma série de responsabilidades que ele e o povo deveriam cumprir. Contudo, em Êxodo 31.1-6, percebe-se que Ele habilitava os israelitas para cumprirem suas obrigações:

“Disse então o Senhor a Moisés: “Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de obra artesanal. Além disso, designei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para auxiliá-lo. Também capacitei a todos os artesãos para que executem tudo o que lhes ordenei.”

Veja também o que está escrito em Filipenses 4.19:

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Neste mesmo livro, em Filipenses 1.9, pode-se perceber que o caminho para alcançar a excelência está no amor (a Deus e ao próximo) e no pleno conhecimento de dEle:

“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.”

DANIEL, UM EXCELENTE SERVO (Dn 1)

Um dos grandes exemplos de excelência a ser admirado nas Escrituras é Daniel. Ainda adolescente, ele foi separado de seus familiares por conta da invasão dos Babilônios em Jerusalém. Segundo o critério do rei Nabucodonosor na Babilônia, ele era da nobreza, sem defeito físico, culto e dominava vários campos do conhecimento (Dn 1.3,4). Juntamente com seus amigos, Daniel foi viver no meio dos babilônicos, e eles se contextualizaram tanto com a cultura deles, que tiveram seus nomes trocados e conheciam profundamente a ciência desse povo pagão. Contudo, ainda se tratavam por meio dos nomes israelitas que faziam referência ao único Deus e não aos deuses pagãos.

Certa vez foram convidados a comer da comida real, mas, apesar de a razão por eles não aceitarem não estar justificada com clareza nas Escrituras, a consciência deles como filhos de Deus não lhes permitia tal desfrute. Em vez de se entregarem a este prazer, Daniel e seus amigos não comeram a comida do rei. Ao invés de serem influenciados por aquela cultura que tanto dominavam, eles empreenderam mudanças e mantiveram-se fiéis. E ao final de dez dias alimentando-se apenas de água e vegetais, pela graça de Deus, após a avaliação foram considerados pelo rei como jovens incomparáveis, dez vezes mais sábios que todos os encantadores do reino.

Nas Escrituras está escrito que Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do reinado de outro rei, Ciro. Isso demonstra que sua conduta era aprovada segundo o padrão real, e em Daniel 6.3 percebe-se que ele foi um servo de destaque. Apesar de conhecerem a cultura pagã e de viverem no meio dela, eles se valeram da excelência na vida cristã para realizarem um protesto cultural e expressarem o Deus a quem serviam ali.

Dessa forma, mais uma vez, aprende-se que a excelência é um reflexo de Deus, mais uma maneira de testemunhar Seu nome. Por isso, independente do lugar onde  estiver, seja na academia praticando atividade física, seja no ambiente acadêmico, seja no lugar trabalho, o cristão que ama ao Senhor não dará abertura para a mediocridade, nem para a preguiça. Pelo contrário, se valerá da excelência, adorando ao seu Criador e abençoando aos que estão ao seu redor.

“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” 1Co 15.58