É bom e gostoso ter com quem contar. Alguém para compartilhar nossos planos, metas, segredos, preocupações, sonhos e bobagens do dia-a-dia. Mas muitas vezes só nos damos conta do quão importante isso é quando nos sentimos “sozinhas”. E isso é uma verdade, de vez em quando nos sentimos sozinhas, mesmo quando não estamos. Por isso decidi escrever sobre a importância do incentivo e do amor.

Certa vez assistindo uma série (secular) um cara disse que a diferença entre ele e os agentes da CIA era que os agentes da CIA sabiam coisas sobre as pessoas, como nomes, onde moram, onde nasceram e o que fazem da vida, enquanto ele sabia quem eram as famílias, os lugares onde gostam de comer, o que costumam comprar, aonde vão para se divertir e etc.

Agora pare um pouco e pense em alguém com quem você convive, um amigo da escola ou da igreja, alguém com quem você costuma falar. O quanto você sabe a respeito dessa pessoa? Você já reparou o tipo de música que ela gosta de escutar, ou como a pessoa age quando está cansada ou triste? Você sabe o que essa pessoa faz para passar o tempo? E até mesmo se ela já conheceu Jesus como Senhor e Salvador?

Você teve que se esforçar muito para pensar nessas respostas? Se sim, talvez você não esteja investindo o bastante na vida de seu amigo ou amiga. Se não, você está de parabéns por dedicar seu tempo investindo e conhecendo seus amigos. Pode parecer bobagem, mas diga aí, é gratificante quando fazemos algo por alguém e a pessoa nos olha com aquele olhar que diz “puxa, você realmente me conhece”, não é? E também é muito bom quando acontece com a gente. Quando alguém presta atenção nos nossos sinais e detalhes que a maioria não percebe. Sentimos-nos amados e até mesmo inspirados. Amor e incentivo. Duas coisas muito importantes na vida de qualquer cristão.

Há na Bíblia uma passagem muita bonita que fala lindamente sobre isso. Ela está em Romanos 12.9-16.

“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo não sejais remissos: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.”

Paulo está nos exortando a praticar o amor genuíno. Um tipo de amor que só quem foi amado por Jesus é capaz de praticar. Ele está nós dizendo: “ame seu irmão verdadeiramente, não finja estar interessado nos problemas dele. Realmente esteja! Ore por ele, chore com ele, ria com ele. Incentive-o a ser paciente e perseverante na Palavra.” O apóstolo está nos dizendo que devemos sim investir nosso tempo na vida das pessoas e que isto não é perda de tempo. Isto é privilegio. Graça. Mas Paulo não diz em momento algum que é fácil, pois não é. Abrir mão do que queremos para ajudar alguém nem sempre parece legal aos olhos de nosso ego, e é aqui eu devemos pesar o que é realmente importante: satisfazer nosso eu ou satisfazer a Deus e ainda ter o privilégio de compartilhar do dom do amor com alguém?

Se em todos os dias em que você acordasse desanimado alguém te mandasse um bilhetinho com palavras de incentivo, como “tenho orado por você”, “não desista, Jesus te ama e eu também”, isso certamente mudaria seu dia. Pense nisso. O que eu posso fazer ou dizer para tornar o dia de alguém melhor? Liste algumas coisas para te ajudar a lembrar de praticar. Faça uma lista com pessoas em quem você gostaria de investir, seja orando, escutando, conversando e etc. Ore e peça para Deus te mostrar como agir em cada situação.

Por fim, eu gostaria de dizer tudo isso só é possível porque temos um Deus que nos ama incondicionalmente. Fiquem com Deus.

Por Sara Souza