Você já quis ser famosa? É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha se vislumbrado, mesmo que por alguns poucos momentos, imaginando-se no auge da fama, com um rosto e um talento reconhecido por todos. Se ser uma celebridade estivesse ao alcance de suas mãos, quem você seria? Talvez uma cantora, uma atriz, uma modelo, uma jornalista… Imagine você no lugar da Gisele Bündchen, maravilhosa, desfilando na abertura das Olimpíadas diante de um estádio lotado, com todos os olhos voltados para você. Vai dizer que nem lá no fundo, no fundo mesmo, ainda que você não admita, não dá uma vontadezinha de estar na pele dela? Seja pela simetria de feições, seja pelo corpo perfeito, seja pela fama, seja pela admiração, acho que não há quem diga que não gostaria de sentir a emoção de um momento assim. E se eu te disser que a Bíblia nos apresenta uma ilustração semelhante?

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hb 12.1-2a)

Agora, diante de uma ilustração que apresenta uma verdade das Escrituras, imagine-se num estádio, cercado por pessoas que estão olhando para você, torcendo por você. No entanto, duas distintas características diferem essa situação daquela vivida pela modelo: 1) não é a um desfile que todos estão assistindo, mas à sua caminhada cristã de perseverança e luta contra o pecado; 2) embora todos os olhares estejam sobre você, é pela fama e glória de Cristo que todos vibram.

Mas quem são as pessoas que lotam esse estádio? A que se refere essa “tão grande nuvem de testemunhas” que o texto bíblico menciona? O capítulo 11 da carta aos Hebreus nos responde. Nada menos que Abel, Enoque, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas e tantos outros homens e mulheres que perseveraram pela fé. Sim, os famosos Heróis da Fé.

Foram falhos como nós, muitos dos nomes citados nessa lista tiveram suas histórias marcadas por pecados que, humanamente, classificaríamos como deploráveis. Mas estas mesmas pessoas ousaram crer naquilo que não viram, confiaram no Senhor mesmo quando as circunstâncias diziam para fazer o contrário, e a graça de Deus em suas vidas foi uma marca muito maior do que qualquer pecado. Sabe o que o texto bíblico está dizendo? Que todas essas pessoas são prova da ação divina, por sua fé e pela misericórdia de Deus, foram e fizeram muito além do que poderiam ser e fazer à parte da comunhão com o Senhor. Elas nos são testemunho de que vale a pena continuar, são exemplo de fé e perseverança, nos cercam com histórias de vida que nos encorajam a caminhar sempre em frente, não importa o obstáculo ou o sofrimento pelo qual teremos que passar.

Deus nunca nos prometeu uma vida livre de lutas e decepções. Porque o pecado entrou no coração do homem, estamos sujeitas à dor. Mas nem por isso a Bíblia nos dá uma visão pessimista sobre a vida. Muito pelo contrário, nos incentiva a nunca desistir! Na dependência do Espírito Santo, somos convidadas a tirar de nossas vidas tudo o que atrapalha nossa comunhão com Deus, a lutar contra nossa natureza de pecado e a perseverar, sendo capacitadas a suportar toda e qualquer situação difícil. E por “perseverança” podemos entender que é a determinação de sempre seguir em frente, não importa quão difícil seja, guiadas pela certeza de que Deus é conosco.

Mais do que isso, Hebreus nos ensina ainda que o ponto de chegada é certo. O porto onde desembarcaremos ao fim de nossa jornada é o próprio Cristo. E nenhum sofrimento presente se compara à glória que está por vir, quando não mais precisaremos ter fé pois ela será consumada no deleite da presença de Cristo eternamente. Por isso o convite dos versículos que estamos estudando ressalta um detalhe muito importante: a corrida que nos está proposta nesta vida deve ser percorrida “tendo os olhos fitos em Jesus”.

Quando você achar que está difícil demais, que você não vai suportar; quando você pensar em desistir, lembre-se que as lutas desse mundo só evidenciam a alegria futura. Cristo é a nossa esperança: a certeza do que há de vir deve nos mover a sempre dar um passo a mais. Isso é fé. Foi isso que os heróis da fé viveram. Essa é a carreira que nos está proposta!

Há uma passarela muito menos glamourosa para você atravessar, porém, muito mais valiosa. Tem muita gente torcendo por você, gente que sabe muito bem o que é sofrer e o que significa ter só a Deus a quem se apegar, e nada mais. Tem gente que, por meio de sua história de vida, está gritando lá da arquibancada para você: “Olhe o que Deus fez em minha vida. Ele é o mesmo hoje e está com você!”  Siga em frente, sempre em frente. Persevere com os olhos fixos Naquele que te garante a coroa da vida no final da corrida.

Que Deus te abençoe, te console e te sustente em sua jornada para sua verdadeira casa – o céu.