“Eu frequento a igreja, leio a Bíblia e obedeço meus pais. Por que tudo isso está acontecendo comigo? Será que Deus não gosta de mim? Ele não vê o quanto me esforço? Por que me permite passar por isso? Por que não me responde?”

Em algum momento você já se pegou argumentando dessa forma diante de alguma circunstância? Eu já! Aquela sensação de estar fazendo tudo certo e… o que está ganhando em troca?

Em Mateus 12.34 somos lembradas que a boca fala do que o coração está cheio. Pensando nisso, o que esses argumentos refletem sobre o que está dentro do seu coração? O que eles revelam? Amor? Alegria? Contentamento? Satisfação? Ou o teor da sua indignação “ Deus só pode estar de brincadeira comigo!”?

Gostaria de refletir com você sobre uma passagem bíblica bastante conhecida, para isso, convido-lhe a ler João 6.

Algum tempo depois Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia (ou seja, do mar de Tiberíades), e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes. Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos. Estava próxima a festa judaica da Páscoa. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?” Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço!” Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?” Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido. Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”. Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte. João 6:1-15

Jesus realiza um milagre ao alimentar 5 mil pessoas com apenas 5 pães e 2 peixes. A reação de todos após esse milagre é óbvia: JESUS É O REI QUE ESPERÁVAMOS! Nossos problemas acabaram! Vamos torná-lo rei já! E Jesus, sabendo que eram esses os planos deles, sai sozinho para o monte.

Jesus sabia que o real motivo daquelas pessoas desejarem torná-lo rei não era porque O amavam, O respeitavam ou O temiam, mas porque, se Ele podia solucionar um problema daqueles e matar a fome de milhares de pessoas, com certeza irá solucionar todo o resto!

Aquelas pessoas tinham um outro interesse em torná-Lo rei. Ou seja, elas acreditavam que Jesus era o rei, elas queriam que Ele reinasse, mas estavam completamente imersas nos seus interesses: elas estavam seguindo a Jesus pelos motivos errados!

E aí eu te pergunto: qual seu real interesse em seguir a Jesus?

(…) herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. 1 Pedro 1:4-9

Somos bombardeadas constantemente com padrões e expectativas dos outros sobre nossas decisões. Nossos olhos fixam-se no que é terreno, e Pedro nos ensina que nossa satisfação deve ir além da estabilidade financeira, do relacionamento amoroso e romântico, do trabalho dos sonhos, da viagem tão esperada, do vestibular superado.

“Mas estou fazendo tudo certo e não acontece nada de bom!”

Ele está nos dizendo que o próprio Deus está desejoso de se comprometer conosco para produzir algo muito mais profundo: FÉ!! Nenhuma insatisfação deve nos levar a duvidar do amor do Rei, mas sim a crer e se convencer da necessidade da Fé em adorá-lo mesmo em tempos difíceis .

Às vezes nos empolgamos, como aqueles que estavam diante do milagre que Jesus fizera, e falamos que queremos que Ele reine em nossas vidas, até que nos deparamos com nossa primeira frustração terrena. A vida não é encontrada nas coisas deste mundo, mas a fé deve nos alimentar. Por conta das frustrações, agimos em modo de barganha para com Deus: “- Eu vou à igreja! Eu leio a Bíblia! Eu tenho esperado a pessoa certa!” Em outras palavras, “- Deus, eu tenho feito tudo que o Senhor quer e o que eu estou ganhando com isso? Nada! O Senhor não está dando o que eu quero em troca, não está respondendo às minhas orações, o Senhor está demorando!”

Opa! Nossa boca falou do que está cheio o coração! E mesmo  que você não seja tão direta, Deus sabe o real motivo do seu coração e sabe dos seus pensamentos mais profundos. Deus sabe o que você se fato quer dizer!

Se você está seguindo a Jesus e obedecendo a Deus esperando algum favor do Senhor em troca, isso só revela que, como na passagem que estamos lendo, você faz tudo “certo” mas não como uma atitude de adoração e gratidão ao sacrifício de Jesus na cruz, nem pela vida eterna que Ele já te deu, nem pelos livramentos e bênçãos já recebidas. Sua obediência não reflete amor e temor pelo Deus que te resgatou das trevas e do inferno, e por causa disso, com certeza você irá se frustrar e se decepcionar com as circunstâncias que te rodeiam.

“Quanto mais você houver baseado a sua vida em algo que não o Senhor, tanto mais o amor de Deus e a esperança do Evangelho não irão confortar você. Você não será confortado porque está faminto por outro pão que você sonha. Esse pão literalmente pode ser qualquer coisa na criação! Mas há somente dois tipos de pão: Cristo, o pão vivo, e tudo mais. Ou colocamos nossos corações nele ou em algo mais”. Paul David Tripp

As bênçãos que recebemos aqui são apenas um sinal do Cristo por trás dela. Que o seu e o meu coração estejam constantemente centrados e satisfeitos em Cristo, pois nEle temos tudo que precisamos (2Pedro 1.3), Ele é o pão da vida!

Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais milagrosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem dará a vocês. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação. Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. João‬ 6:26-27‬, 35‬‬‬