“Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos. Diante de ti somos estrangeiros e forasteiros, como os nossos antepassados. Os nossos dias na terra são como uma sombra, sem esperança. Ó Senhor, nosso Deus, toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em honra do teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti. Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído. Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo, e mantém o coração deles leal a ti. E dá ao meu filho Salomão um coração íntegro para obedecer aos teus mandamentos, aos teus preceitos e aos teus decretos, a fim de construir este templo para o qual fiz os preparativos necessários’. Então Davi disse a toda a assembleia: ‘Louvem o Senhor, o seu Deus’. E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei.” (1 Crônicas 29:14-20)

Nessa oração Davi entra na presença de Deus com uma postura humilde, reconhecendo que ele e o povo não tem nada de especial para oferecer ao Senhor. Nada do que eles fizessem irá merecer tão maravilhoso amor divino. Nada do que oferecessem irá fazer o templo mais santo. 

Mas Davi sabe que o que realmente agrada a Deus não são todas as ofertas de pedras preciosas que foram oferecidas, mas sim um coração integro. O que significa isso? Um coração inteiro, é um coração que não está dividido. Uma mente voltada apenas para um objetivo. Quando falamos que uma pessoa é integra, nela não há falsidade. Se ela segue a Deus, não está dividida buscando a outra coisa senão a ele.

Davi ora pedindo que Deus conservasse o coração do povo assim, com lealdade as coisas do Senhor. Pede também que abençoasse o próximo líder do povo, seu filho Salomão, não com riquezas e terras, mas com um coração disposto a obedecer a suas sabias escrituras e decretos para concluir a construção do tempo em honra ao nome santo de Deus.

Esse é um excelente exemplo de oração. E quanto as nossas orações? Como estão sendo? Focando nas coisas eternas e pedindo para Deus transformar nosso coração? Ou pedindo bens materiais e coisas sem valor eterno? 

Oração: Senhor, eu sei que criou os céus, a terra e tudo o que nela há. Quem sou eu para que se importe? Obrigada pelo sacrifício de Jesus para permitir esse relacionamento. Por favor, me ajuda a ter um coração integro, inteiramente dedicado ao Senhor e não dividido com _________ (colocar aqui alguma ansiedade e desejo que tiram nossa atenção de Deus). Em nome de Jesus, Amém.

 

Rebeca Manzano