“Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor?’ Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente. Para a obra do templo de Deus eles deram cento e setenta e cinco toneladas de ouro e dez mil moedas de ouro, trezentas e cinqüenta toneladas de prata, seiscentas e trinta toneladas de bronze e três mil e quinhentas toneladas de ferro. Quem tinha pedras preciosas deu-as para o depósito dos tesouros do templo do Senhor, cujo responsável era Jeiel, o gersonita.
O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria.” (1 Crônicas 29:5b-9)

Vimos na devocional passada que Davi se submeteu a vontade do Senhor de não construir o templo, porém, reuniu o povo para anunciar que seria seu filho Salomão faria. Como forma de contribuir para a excelência do projeto, ofertou com generosidade para a construção. E no texto que lemos hoje, convida o povo a fazer parte da obra. 

Em Provérbios 28, versículo 12 lemos: “Quando os justos triunfam, há prosperidade geral, mas, quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se.”  Aqui encontramos um exemplo claro de uma liderança que inspira e é admirada pelo povo – ‘O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes’ – bem como foi influenciado por ela, não sendo imposto nem obrigação – ‘fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor’.

Em outra versão, encontramos: ‘O povo deu de boa vontade ofertas a Deus, o Senhor, e eles ficaram alegres porque havia sido dado tanto.’ Que grande exemplo de generosidade! Será que essa mesma atitude se reflete em nossa vida? Quando nós damos ofertas ao Senhor, é com alegria ou por pura obrigação? Quando encontramos oportunidades de abençoar alguém necessitado, é pensando em alguma recompensa ou simplesmente um ato espontâneo e voluntário?

Oração: Pai, por favor, me ensina a ter um coração generoso. Que minhas ações para com ofertas de dinheiro, tempo e cuidado sejam espontâneas e com alegria. Abençoa também a minha liderança seja na igreja, maus pais ou marido, para que ela possa ser um exemplo de generosidade. Em nome de Jesus, Amém.

Rebeca Manzano