“E perguntou-lhe Samuel: “O que você fez? ” Saul respondeu: “Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto”. Disse Samuel: “Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor”.”

Samuel havia orientado claramente Saul a espera-lo para oferecer o sacrifício (veja 10.8), porém ao invés de obedecer, ele deixa seu coração ser dominado pela ansiedade e oferece ele mesmo o sacrifício, pensando que assim vai manter a situação, ou melhor, Deus sob seu controle, e obter vitória na batalha. Quando Samuel finalmente chega e o confronta, Saul não admite seu pecado, mas diz que as circunstâncias forçaram-no a pecar (“senti-me obrigado a oferecer o holocausto”). Infelizmente, sua atitude obstinada continua se repetindo nos capítulos seguintes, até que ele é destituído de seu trono.

Desde o Éden, o homem, cego por seu pecado, acredita de forma tola que pode justificar seu pecado diante de Deus: “foi a mulher que tu me destes”, “foi a serpente”, “foram as circunstâncias”…e a lista se prolonga! A verdade é que Deus sabe que somos pecadores e Ele mesmo ofereceu uma solução para nossa situação em Cristo. O que Ele espera de nós, no entanto, é uma atitude de arrependimento e confissão do pecado. Como afirma 1 Jo 1.8,9 “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”. Ele está pronto para nos libertar da culpa, nos limpar e nos transformar! Mas, para isso, precisamos concordar: “Eu pequei”, “A responsabilidade foi minha”.

Qual tem sido sua resposta diante de uma confrontação? Pode ser uma amiga que chegou até você apontando algum erro. Pode ser sua mãe mostrando que você falhou em obedecê-la. Pode ser o Espírito Santo incomodando o seu coração por um pecado que só você e ele sabem que foi cometido. E aí, vai ficar tentando se justificar até quando? Vai colocar a culpa em quem? Não perca tempo, confesse o seu pecado e corra para os braços do Pai!

Oração: Senhor, quero hoje confessar que pequei quando ________________________. Peço que o Senhor me perdoe e me ajude a mudar, transformando meu coração! Em nome de Jesus. Amém.