“E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.”

Que história fantástica! Se você ainda não conhece a famosa história de Davi e Golias, sugiro a leitura completa dos capítulos 16 e 17. Deixe-me contar o pano de fundo: os filisteus estão desafiando o povo de Israel. Um filisteu em específico, Golias, que também era um gigante, todos os dias se aproximava do acampamento do exército e zombava deles e de Deus, afirmando sua força e poder indestrutíveis, desafiando algum deles para lutar. A reação do povo de Israel era uma: pânico, pavor absoluto. Tinham esquecido o Deus a quem serviam, ninguém ousava se aproximar de Golias. Até que Davi, o pequeno pastorzinho, se voluntaria para lutar contra ele. Antes de mata-lo, Davi deixa claro em quem confiava: não na força do seu braço, ou na habilidade da sua funda, mas no Deus dos Exércitos. “a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”, afirma ele e, em seguida, mata o filisteu com apenas um tiro de pedra.

Você está convicta de que todas as batalhas são do Senhor? Tem certeza de que Ele é quem concede a vitória, e não a nossa estratégia, nosso poder, ou nossa inteligência? Confiar em Deus como Davi confiava não implica em uma vida sem provações, sem problemas ou sem inimigos. Pelo contrário, significa que você vai estar o tempo todo cercado por todas estas coisas. Mas significa também que você descansará no poder de Deus, sabendo que Ele é o único que pode mudar as coisas, inclusive seu coração pecaminoso! Significa não ficar ansiosa ou tentar manipular a situação como vimos na semana passada que Saul fez (1 Sm 13.11-14), nem ser dominada pelo medo ou pavor, como vimos que aconteceu com o povo no texto de hoje. Significa permanecer firme, tendo “certeza do que não se vê” (Hb 11.1), agindo baseada nessa certeza incólume.

Oração: Senhor, me ajuda a ter fé em Ti no meio das provações! Me ajuda a confiar no Senhor como Davi confiou, tendo convicção do Deus poderoso e amoroso que o Senhor é e sempre será! Em nom de Jesus. Amém.