“E o Senhor lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei. Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você. Agora atenda-os; mas advirta-os solenemente e diga-lhes que direitos reivindicará o rei que os governará”

Israel tinha o melhor Rei que poderia ter: o próprio Deus. Mas não estava satisfeito com isso. A nação olhava as nações vizinhas, que tinham um líder de carne e osso e invejavam. Cobiçavam aquilo do que, mal sabiam eles, iriam se arrepender no futuro! Quando o povo procura o profeta Samuel para pedir um rei, ele se entristece, mas o Senhor o consola dizendo: “não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei”.

A atitude de Israel de rejeitar o Senhor como Rei de suas vidas pode parecer algo muito terrível e até mesmo estúpido para nós, que lemos os milagres maravilhosos que Deus estava fazendo naquela época, demonstrando cuidado e amor por seu povo. Pensamos: como pode o povo querer um rei humano, falho, que vá, talvez, explorá-los e oprimi-los, ao invés de quererem o Deus Criador, que abriu o mar, fez chover comida, e tantas outras coisas para cuidar de e preservar seu povo? Mas a verdade é que nós fazemos a mesma coisa quando rejeitamos o que Deus nos dá, a situação em que Ele nos colocou, e pedimos aquilo que queremos “para esbanjar em nossos prazeres”, como afirma Tiago no capítulo 4 de sua epístola.

A insatisfação, além de ofender a Deus, também pode trazer muitas consequências ruins para nossas vidas, pois não temos discernimento e sabedoria para saber o que é melhor para nossas vidas! Ao contrário, uma vida repleta de satisfação e gratidão no Senhor nos levará a aprender as lições que Deus quer nos ensinar em cada circunstância e nos tornar mais parecidas com o Senhor Jesus. Qual tem sido a sua atitude?

Oração: Senhor, me ajuda a ser satisfeita e grata com aquilo que o Senhor me dá! Me ajuda a aproveitar todas as circunstâncias para aprender e desenvolver uma vida de santidade! Amém.