“Contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.” (1 Tm 1.14,15)

Primeira Timóteo é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo a um jovem pastor que assumiu uma igreja em Éfeso. O objetivo da epístola foi instruir Timóteo em meio às dificuldades que a comunidade vinha passando em virtude de falsos mestres que se perderam em meio a falsas doutrinas e estavam disseminando suas ideias entre os crentes. Para nós, nos dias de hoje, a relevância da carta consiste nos ensinos do apóstolo a respeito da sã doutrina. O texto bíblico trata de vários temas teológicos, dos quais refletiremos sobre quatro no mês de fevereiro. Vamos começar com a Graça Salvadora de Jesus Cristo.

Paulo reconhecia, com muita honestidade, que era um pecador carente da misericórdia do Senhor. Ele sabia que, à parte de Cristo, nada de valor restava nEle. Ele tinha uma visão coerente da dureza do seu coração e da maravilhosa obra de salvação, restauração e vida que Cristo havia operado em sua alma.

Só seremos capazes de experimentar e compreender a maravilhosa graça de Deus quando reconhecermos, com muita nitidez, o pecado arraigado em nossos corações. Thomas Watson disse certa vez: “enquanto o pecado não for amargo, Cristo não será doce.” E é exatamente essa a lição que aprendemos com as palavras de Paulo a Timóteo. Enquanto fizermos vista grossa para “pecadinhos” que cometemos, não buscando colocar em prática a Palavra de Deus, achando que somos melhores do que realmente somos, sem confrontarmos nossos corações, a graça será apenas uma poesia bonita da qual ouvimos e cantamos, mas não desfrutamos. Somente quando olharmos sinceramente para o nosso coração e encararmos a realidade do quão sujas somos, de quanta potencialidade para o mal há dentro de nós, é que poderemos olhar para a graça de Deus e descansar verdadeiramente em seus efeitos, pelos méritos de Cristo.

Oração: Deus eterno, reconheço que sou uma pecadora e que nada de bom há em mim. Obrigada porque, mesmo sem merecimento algum da minha parte, o Senhor me salvou e restaurou meu coração. Sei que, mesmo salva, sou pecadora e preciso da Tua misericórdia todos os dias para me dispor a ser transformada à imagem de Jesus. Que em cada olhar que eu der para o meu próprio coração sujo, eu possa olhar dez vezes para a Tua graça e descansar, desfrutando do perdão, restauração e comunhão que Ela me traz. Amém.