“Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.” (1 Tm 1.18-19)

Paulo está incentivando Timóteo a que combata o combate da fé. Jesus nunca prometeu uma vida fácil. Por causa do pecado, aflições fazem parte da realidade da vida e, por causa da dureza do coração, é preciso lutar constantemente  para não ser endurecido pela natureza pecaminosa e ser transformado, dia após dia, à imagem de Cristo. É desse combate que o apóstolo está falando. Em seguida, vem um alerta sobre alguns crentes que haviam naufragado na fé. Salvação não se perde, uma vez em Cristo, nada nem ninguém pode tirar alguém das mãos do Salvador. No entanto, é possível que verdadeiros cristãos venham a se afastar, sejam enganados por falsas doutrinas e deixem de desfrutar uma vida de comunhão plena e paz com Deus. O ensino de Paulo é que Timóteo permaneça firme em sua caminhada para que também não venha a se afastar da fé.

Eu e você não estamos imunes a nos afastar de Deus. Se baixarmos a guarda em nossa vida espiritual, estaremos expostas a um esfriamento de nossa fé.  Precisamos nos manter firmes na vida de oração e estudo da Palavra, para nos apegarmos à Verdade de Cristo e não nos desviarmos por causa de falsos ensinos. Existe um combate diário contra o pecado, existe um anseio constante em nossos corações por comunhão com nosso Criador, e tudo isso nos é permitido pela dependência de Cristo.

Oração:  Pai, dispõe meu coração para amar somente a Ti todos os dias da minha vida. Guarda e fortalece a minha fé para que eu não me desvie dos Teus caminhos. Prepara-me para combater, todos os dias, o bom combate da fé e, ainda que minhas forças cheguem a se esgotar, ajuda-me a correr sempre para Ti e em Teus braços descansar. Em nome de Cristo, amém.