“Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. Esta é uma afirmação fiel e digna de plena aceitação.” (1 Tm 4.7-9)

Piedade significa a atitude e a conduta coerente que os cristãos devem ter diante de Deus em resposta ao seu grande amor sacrificial demonstrado em Cristo Jesus. Quando Paulo usa o termo “exercite-se”, ele empresta um termo específico do atletismo que descreve o treinamento rigoroso de um atleta, que implica em sacrifício e disciplina. Assim, ele está dizendo que Timóteo deve esforçar-se diligente e rigorosamente na prática da vida cristã, ou seja, na realização de boas obras. No entanto, é importante compreender o significado de boas obras: não são apenas ações de caridade e atitudes boas que eu preciso ter em relação aos outros, mas consiste de, primeiramente, toda transformação de caráter pela qual um crente deve passar ao longo de sua vida mediante sua própria disposição frente à ação do Espírito Santo. O apóstolo afirma, ainda, que a prática da piedade é mais proveitosa que o exercício físico. Ele não está dizendo que fazer exercícios não é bom, mas que os resultados são apenas para essa vida enquanto a piedade tem implicações eternas.

Muito mais do que perder aqueles “quilinhos” indesejados, ou ficar horas na academia lutando por um corpo ideal, a Palavra de Deus nos ensina que o valor da disciplina na vida espiritual é muito maior. Claro que você deve cuidar do seu corpo e alimentar-se saudavelmente porque precisa ser uma boa gestora daquilo que Deus te dá. Mas este corpo voltará ao pó enquanto seu espírito estará para sempre com Cristo. Cuide do seu corpo, mas priorize seu tempo de devocional e prática da Palavra de Deus.

Oração: Pai, ajuda-me a viver uma vida coerente com a Tua vontade para mim. Quero te obedecer em resposta ao grande amor que o Senhor demonstrou na cruz. Que meu modo de pensar, agir e amar aos outros agrade ao Senhor e testemunhe da alegria que tenho em ser chamada Tua filha. Que exercitar-me na piedade seja prioridade em minha vida por amor ao Senhor. Em nome de Jesus, amém.