“E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obteremos os pedidos que lhe temos feito.”

Você sabe qual é a fórmula para obter tudo o que pede em oração? Está bem aqui, na epístola de 1 João: “se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve”. Isso mesmo, Deus promete nos dar tudo aquilo que pedirmos, se nossos pedidos estiverem adequados com a vontade dEle. Essa promessa não está somente aqui, mas em muitos outros lugares na Bíblia: “agrada-te do senhor e ele satisfará o desejo do teu coração” (Salmo 37:4), “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13). Pedir alguma coisa “em nome de Jesus” não é simplesmente um jargão, ou palavras mágicas que usamos para validar nossa oração, do tipo “abre-te, sésamo!”. É como se estivemos representando Cristo, pedindo no lugar dEle.

Por que muitas vezes Deus não responde nossas orações? Será que Ele não as ouve? Será que não se importa? Muitas vezes pensamos assim, mas Tiago responde nossa pergunta, no capítulo 4:3 de sua carta “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. Queridas, se estamos orando por coisas que nunca fizeram parte dos desígnios de Deus, Ele não tem compromisso nenhum de nos atender e muito menos de responder orações que nos tornem mais parecidas com o mundo!

Quais tem sido suas orações na última semana? Talvez se analisar esses pedidos do ponto de vista da vontade de Deus, você pode saber se Deus vai te dar antes mesmo de pedir. Deus já revelou sua vontade: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4:3). Esta é Sua maior preocupação e tudo que ocorre em sua vida coopera para isso (Rm 8:28). Será que aquilo que você tem pedido tem o objetivo de torná-la madura em Cristo? Você tem se importado com entender a vontade de Deus para sua vida e obedecê-la? Deus oferece-nos ajuda até mesmo para obedecê-lo (1 Co 10:13).

Oração: Senhor, molda a minha vontade para ser como a Tua! Me ajuda a querer o que o Senhor quer e a odiar o que o Senhor odeia! Me dá maturidade para discernir entre o bem e o mal e pureza para que eu possa resistir às tentações!