“Abias descansou com os seus antepassados e foi sepultado na cidade de Davi. E o seu filho Asa foi o seu sucessor, e em seu reinado o país esteve em paz durante dez anos. Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. […]

Asa tinha um exército de trezentos mil homens de Judá, equipados com escudos grandes e lanças, e duzentos e oitenta mil de Benjamim, armados com escudos pequenos e arcos. Todos eram valentes homens de combate. O etíope Zerá marchou contra eles com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra, e chegou a Maressa. Asa saiu para enfrentá-lo, e eles se puseram em posição de combate no vale de Zefatá, perto de Maressa. Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”. O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá. Os etíopes fugiram, e Asa e seu exército os perseguiram até Gerar. E caíram tantos deles que o exército não conseguiu recuperar-se; foram destruídos perante o Senhor e suas forças.” 2 Crônicas 14:1 – 4; 8 – 13b

Uma das coisas que eu acho mais incrível no nosso Senhor é que o mesmo Deus que caminhava com reis da história antiga, é O que fala hoje comigo e com você. Demais, não é mesmo? Nesse mês, vamos olhar com mais cuidado a história do rei Asa em nossas devocionais. 

Queria chamar a atenção para um episódio impressionante da história desse personagem:

  1. Veja que a bíblia faz questão de deixar claro a diferença entre os dois exércitos na batalha: Asa contava com 580 mil homens valentes para enfrentar 1 milhão de soldados com mais 300 carros de guerra. O exército de Judá tinha menos da metade de combatentes e com menos equipamentos a disposição. 
  2. Veja que a primeira coisa que Asa faz quando chega ao campo de batalha é clamar a Deus: Como líder, não faz um discurso de empoderamento de seus homens ou menospreza o inimigo. Ele reconhece diante de Deus que apenas o Senhor dos exércitos conseguiria os ajudar naquela situação. Ele tem uma visão real da situação e sabe que somente Deus pode os fortalecer. 
  3. Veja que depois da oração de Asa, a narrativa expõe o resultado: “O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá.”  Vale lembrar que nada foi colocado a mais ou esquecido de ser mencionado nas narrativas bíblicas. Aqui, a importância não está em como os etíopes foram de fato vencidos, mas que não foi por causa 580 mil homens valentes, e sim, o Senhor.

Com certeza tem muitas outras coisas para serem notadas nessa história. (Deus nos deu um livro rico em detalhes!) Porém, acredito que o principal ponto a ser ressaltado é que podemos e devemos buscar o Senhor independentemente do nível de dificuldade da situação que enfrentamos. Seja ela uma apresentação de trabalho na escola, uma entrevista de emprego ou uma conversa difícil. Não quer dizer necessariamente teremos a vitória, mas a ação de buscar a Deus nos faz não duvidar do poder dEle.

ORAÇÃO: Senhor, me faz enxergar as batalhas que tenho enfrentado sozinha pois tenho me achado suficiente para isso. Me dá um coração humilde para lembrar que é o Senhor quem dá a vitória. Amém

 

Rebeca Manzano.