“No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, invadiu Judá e fortificou Ramá, para que ninguém pudesse entrar nem sair do território de Asa, rei de Judá. Então Asa ajuntou a prata e o ouro do tesouro do templo do Senhor e do seu próprio palácio e os enviou a Ben-Hadade, rei da Síria, que governava em Damasco, com uma mensagem que dizia: “Façamos um tratado, como fizeram meu pai e o teu. Estou te enviando prata e ouro. Agora, rompe o tratado que tens com Baasa, rei de Israel, para que ele saia do meu país”. Ben-Hadade aceitou a proposta do rei Asa e ordenou aos comandantes das suas forças que atacassem as cidades de Israel. Eles conquistaram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali. Quando Baasa soube disso, abandonou a construção dos muros de Ramá. Então o rei Asa reuniu todos os homens de Judá, e eles retiraram de Ramá as pedras e a madeira que Baasa estivera usando. Com esse material Asa fortificou Geba e Mispá. Naquela época, o vidente Hanani foi dizer a Asa, rei de Judá: Por você ter pedido ajuda ao rei da Síria e não ao Senhor, ao seu Deus, o exército do rei da Síria escapou de suas mãos. Por acaso os etíopes e os líbios não eram um exército poderoso, com uma grande multidão de carros e cavalos? Contudo, quando você pediu ajuda ao Senhor, ele os entregou em suas mãos. Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”. Asa irritou-se contra o vidente por causa disso; ficou tão indignado que mandou prendê-lo.” 2 Crônicas 16:1-10a

A primeira pergunta que fiz ao ler esse texto foi: Cadê o rei Asa da devocional de duas semanas atrás? (caso tenha perdido, ainda dá tempo de ler a história nos posts anteriores). Asa tinha sido vitorioso em uma guerra contra um exército maior que o dobro do tamanho do seu apenas com uma oração. E assim, o Senhor tinha concedido a vitória ao rei. Agora, com uma situação muito menor, ele recorre a uma aliança antiga de seu pai infiel ao Deus de Israel. 

Esse erro não é uma exceção na vida de Asa. Na verdade, ele é super comum na minha e na sua vida: quando acharmos que somos autossuficientes e que não precisamos de Deus. 

E foi isso justamente que Hanani repreendeu ao rei: Deus está sempre vigiando tudo o que acontece no mundo a fim de dar forças a todos os que são fiéis a ele com todo o coração. Desta vez o senhor fez uma loucura (2 Cr16:9a – NTLH). Dedicar totalmente o coração a Deus significa reconhecer que precisamos da força dele para toda e qualquer situação da nossa vida. É pedir fé quando nos parece faltar, ou também, ajuda para aplicar os frutos do espírito na prática. É entender que até para dedicar nosso coração totalmente a Ele, precisamos de Sua ajuda. O contrário disso é loucura!

O mais confortante disso é saber que Deus está atento para cada coisa que acontece no mundo, inclusive nossa oração. Podemos ter certeza que Ele nos ouve e se importa.

ORAÇÃO: Deus, como é bom saber que o Senhor está atento e disposto a me fortalecer. Obrigada por ser minha fortaleza em todo o momento e me ajuda a dedicar totalmente o meu coração a ti, que é reconhecer que preciso de ti para tudo em minha vida. Amém

 

 

Escrito por: Rebeca Manzano.