“Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai. E agora eu lhe peço, senhora — não como se estivesse escrevendo um mandamento novo, o que já tínhamos desde o princípio — que nos amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor.”  2 João 1.4-6

A segunda e terceira carta de João, apesar de pequenas, são bem profundas e necessárias para o convívio da igreja. Ambas tratam sobre aspectos essenciais para a vida em comunidade.

Neste mês de dezembro, estudaremos essas duas cartas toda segunda-feira. E aí, vamos começar?

No texto de hoje, João compartilha que se alegra quando encontra aqueles que estar firmes no caminho da verdade e, logo em seguida, exorta os leitores para que sejam assim. E João não para por aí, ele também diz uma forma de se manter e expressar nos caminhos de Deus: amando uns aos outros.

É interessante perceber que o amor está estritamente ligado a obediência e a obediência ao amor. Quem ama, obedece. Quem obedece, ama. E, segundo João, isso não é algo que os leitores daquela época não sabiam, mas era algo que eles ouviam desde o princípio.

Querida leitora, como anda sua obediência? Ela é expressa por seu amor aos que estão à sua volta e àqueles que fazem parte do corpo de Cristo? Ou você está como os leitores da carta de João, que estavam ouvindo mais uma vez sobre o assunto e pouco praticavam? Infelizmente, uma marca triste que a igreja de Cristo tem deixado para o mundo é sua falta de amor que vemos por meio de inúmeras fofocas, maledicências, julgamentos precipitados e conflitos. Você tem feito parte deste péssimo testemunho? O que você tem feito para mudar? 

Ame as pessoas a sua volta, não em palavras, mas em ação! Lembrando-se sempre que lutar por isso, já que o pecado tornou o amor algo anti natural para nós, é reflexo de sua obediência a Deus!