Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real. Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, pegou Joás, um dos filhos do rei que iam ser assassinados, e o colocou num quarto, junto com a sua ama, para escondê-lo de Atalia; assim ele não foi morto. Seis anos ele ficou escondido com ela no templo do Senhor, enquanto Atalia governava o país.

Atalia teve um grande exemplo de mãe, que serviu para influenciar totalmente suas atitudes a ponto de ela se tornar, nada mais, nada menos, que a rainha! Isso parece bom? A mãe de Atalia era Jezabel (1 Rs 18, 21), e Atalia se tornou rainha porque decidiu, num ato de revolta pela morte do seu filho Acazias, matar todos da família Real, a fim de que, não havendo um sucessor, ela assumisse o reino. Atalia reinou por 6 anos, até surgir um dos filhos do Rei Jeorão, que havia sido salvo por sua tia na matança liderada por Atalia: Joás. Após a revelação do menino rei, Atalia foi morta e Joás passou a reinar, aos 7 anos.

Costumamos ouvir que você, menina, jovem, mulher, é produto do meio. Atalia está aí para provar que é verdade. Ou, para provar que sem Jesus, realmente não temos outra saída, a não ser reproduzir o que vimos e ouvimos. Em 2 Coríntios 5.17 Paulo diz que em Cristo somos novas criaturas! Tudo se fez novo! As coisas velhas já passaram. Você já assumiu essa novidade de vida?

Você pode se desanimar pelo seu contexto familiar, por sua igreja, por seus amigos e até mesmo por suas limitações, mas nada disso é páreo para o Espírito Santo. Você não precisa ser uma Atalia, não precisa reproduzir o que sua mãe, pai, líder, amiga fez. Independentemente do que você viveu e viu, de onde você veio e com quem andou, em Cristo, tudo se fez novo, e você é Nova Criatura!

Oração: Senhor, capacita-me a viver essa mudança de vida e de mente. Ajuda-me a abandonar as velhas práticas e viver uma nova identidade em Cristo. Que hoje seja o início disso, do meu recomeço, para Tua glória. Em nome de Jesus, amém.