Joás ordenou aos sacerdotes: “Reúnam toda a prata trazida como dádivas sagradas ao templo do Senhor: a prata recolhida no recenseamento, a prata recebida de votos pessoais e a que foi trazida voluntariamente ao templo. Cada sacerdote recolha a prata de um dos tesoureiros para que seja usada na reforma do templo”.

Neste capítulo, o rei Joás demonstra seu cuidado para com a Casa do Senhor, diante da ordem aos sacerdotes de recolherem todas as ofertas e usá-las para os reparos necessários do Templo. Zelo e cuidado pela obra do Senhor. A história vai se desenrolando mas vemos claramente seu esforço para que o Templo fosse reformado e melhorado. Daí, fico eu pensando enquanto leio, no quanto tenho demonstrado zelo e cuidado pela obra do Senhor.

Nos versículos 4 a 12 está claro que esse cuidado era através das ofertas voluntárias, e que era especificamente para melhoria do Templo. Afinal, naquele tempo, a Casa do Senhor tinha muito valor, pois representava a presença de Deus naquele lugar.

E hoje? Além das ofertas voluntárias, que outra maneira podemos zelar pela Casa e obra do Senhor? Você tem demonstrado isso de que forma? Confesso que tenho muito o que melhorar e retomar, a disciplina é algo fundamental para o zelo. Você não cuida de nada doando tempo, atenção, recursos ou habilidades, de vez em quando. Tem que ser algo contínuo, pois a obra não para e as suas necessidades também não. Alías, hoje, a Casa do Senhor é gente!

Por isso, no dia de hoje, aproveite para reavaliar sua participação no zelo e cuidado, através das ofertas, não só financeiras, mas oferta de vida, de habilidades e talentos, oferta de tempo, oferta de amor pelos irmãos… Aproveite também para avaliar sua disciplina e compromisso. Às vezes você assumiu algo e com o decorrer da rotina isso ficou de lado ou feito sem amor, alegria e excelência. Deus tem feito tanto por nós. Vamos aprender com o Rei Joás a exercer nossa participação no zelo de Sua obra. Tem um coração disposto aí?

Oração: Pai, o Senhor tem demonstrado o Teu cuidado comigo de tantas formas, através de tantas pessoas e eu reconheço isso e Te agradeço! Mas hoje, Pai, além de agradecer, eu quero me comprometer com a Tua Obra, a servir, contribuir e amar, pois tudo isso é o mínimo que posso fazer para agradecer ao Senhor e ao mesmo tempo zelar pela Tua Casa, que sou eu e tantas pessoas ao meu redor.  Capacita-me a levar esse compromisso adiante. Em nome de Jesus, amém.