“Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: “Por que rasgaste tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há profeta em Israel”. Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”. Mas Naamã ficou indignado e saiu, dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do Senhor , o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afetado e me curaria da lepra. Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado?” E foi embora dali furioso. Mas os seus servos lhe disseram: “Meu pai, se o profeta tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas diz que se lave, e será purificado!” Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.”

Nós já conhecemos a história da escrava de Naamã, aquela pequenina que foi levada de sua terra, de sua família, e que, mesmo com todos os motivos para não demonstrar afeto, se compadece e fala a seu senhor sobre Eliseu, o profeta que Deus poderia usar para curá-lo da lepra. Lembra-se dessa história? Pois é, o que gostaria de refletir hoje com você, não é sobre a postura da escrava, mas sobre a postura de Naamã, ao receber a ordem de Eliseu. Eliseu não o recebe pessoalmente, e lho manda se lavar 7 vezes no rio Jordão. Naamã, que entendia ser alguém importante, fica indignado com a recepção de Eliseu. Naamã criara expectativas.

Muitas vezes nós, criamos expectativas sobre as pessoas, principalmente se elas são vistas por nós como mais espirituais, como por exemplo seu líder, seus pais, sua discipuladora ou conselheira. Nós os buscamos com o coração cheio de expectativas sobre o que eles vão falar, quando vão falar, onde vão falar. Nos decepcionamos quando não atendem o telefonema, não respondem prontamente o whatsapp, não nos convidam para ir à sua casa ou nos confrontam no momento que esperávamos ser amadas. Eliseu fez o que precisava ser feito sem reservas sobre quem Naamã era, porém Naamã interpretou-o como desinteressado. Já se sentiu assim? Qual foi a sua reação?

A reação de Naamã, apesar da relutância inicial, foi a obediência. Ele não tinha nada a perder e, mesmo indignado, obedeceu a Palavra de Eliseu e foi curado. Diante da reação de Naamã, gostaria que nos atentássemos a aprender duas coisas simples e complexas:

  1. Não crie expectativas, das coisas mais simples até as mais difíceis, antes de interpretar a atitude que te decepcionou, entenda que o mundo não gira em torno de você e não encare como um problema pessoal.
  2. Obedeça, mesmo com relutância. Você não tem opção melhor do que obedecer. Foi confrontada? Avalie, pense sobre o assunto e busque em Deus um coração ensinável (Sl 51.10).

Guarde o seu coração (Pv 4.23) de expectativas e tenha um coração pronto a obedecer (Sl 51.12). Aprendamos com Naamã que expectativas frustradas e obediência relutante podem, sim, fazer parte do processo de cura e maturidade que Deus tem para nós.

Oração: Querido Deus, mais uma vez sou confrontada sobre as expectativas que constantemente alimento e mais uma vez me entrego a Ti, para que Tu me ajudes a ser satisfeita em Ti e assim, obedeça com alegria à Tua vontade. Em Teu Nome, amém.