Certa ocasião, Eliseu foi a Damasco. Ben-Hadade, rei da Síria, estava doente. Quando disseram ao rei: “O homem de Deus está na cidade”, ele ordenou a Hazael: “Vá encontrar-se com o homem de Deus e leve-lhe um presente. Consulte o Senhor por meio dele: pergunte-lhe se vou me recuperar desta doença”. Hazael foi encontrar-se com Eliseu, levando consigo de tudo o que havia de melhor em Damasco, um presente carregado por quarenta camelos. Ao chegar diante dele Hazael disse: “Teu filho Ben-Hadade, rei da Síria, enviou-me para perguntar se ele vai recuperar-se de sua doença”. Eliseu respondeu: “Vá e diga-lhe: ‘Com certeza te recuperarás’, no entanto o Senhor me revelou que de fato ele vai morrer”. Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael até deixá-lo constrangido. Então o homem de Deus começou a chorar. E perguntou Hazael: “Por que meu senhor está chorando? ” Ele respondeu: “Porque sei das coisas terríveis que você fará aos israelitas. Você incendiará suas fortalezas, matará seus jovens à espada, esmagará as crianças e rasgará o ventre de suas mulheres grávidas”. Hazael disse: “Como poderia teu servo, que não passa de um cão, realizar algo assim? ” Respondeu Eliseu: “O Senhor me mostrou que você se tornará rei da Síria”. Então Hazael saiu dali e voltou para seu senhor. Quando Ben-Hadade perguntou: “O que Eliseu lhe disse? “, Hazael respondeu: “Ele me falou que certamente te recuperarás”. Mas, no dia seguinte, ele apanhou um cobertor, encharcou-o e com ele sufocou o rei, até matá-lo. E assim Hazael foi o seu sucessor.

Você já leu ou assistiu MacBeth, de Shakespeare? Apresento-vos Hazael, servo do Rei da Síria, Ben-Hadade, o nosso MacBeth da Bíblia.

O rei estava muito doente e pediu que seu servo fosse até Eliseu descobrir se ele seria curado, Hazael obedeceu e Eliseu lhe respondeu que ele seria curado, mas que mesmo assim, morreria. Logo em seguida, o profeta cai em prantos, porque estava diante do sucessor do Rei, e não apenas isso, mas ele estava diante do rei que feriria cruelmente o povo de Deus. Sim, Hazael, como em MacBeth, mata o rei e assume o reinado.

Quem imaginaria isso? Nem o próprio Hazael imaginava que ele era capaz de tamanhas atrocidades. E você? É capaz do quê para chegar onde quer? E quando você recebe uma oportunidade grande, como você usufrui dela?

Hazael não está distante de nós. Nós também mentimos, enganamos, roubamos e traímos a Deus para conseguir o que queremos. Enganamos nossos líderes e pais, gastamos nosso tempo com coisas que nos afastam de Deus e nos aproximam do que mais gostamos de fazer: desobedecer. Você recebe uma oportunidade de viagem? Sua oportunidade é trabalho? Um estágio naquela empresa tão sonhada? Nada disso é usado para glória de Deus ou para testemunho? Parabéns, você é uma Hazaela.

O que nos aproxima dessa personagem é o pecado, o desejo pelo poder e pelo prazer, por ter o controle nas mãos e poder fazer o que queremos na hora que queremos. Você não é rainha e suas atrocidades não envolvem a morte de grávidas, mas você faz tanto quanto quando decide amar mais a você do que a Deus, traindo e ferindo àquele te deu a vida, por uns minutos de prazer ilusório.

Que, na devocional de hoje, o exemplo de Hazael nos alerte para o que não devemos ser ou fazer. Que possamos olhar para as oportunidades que nos surgem e para nossos desejos pessoais, como ferramentas de testemunhar a fidelidade de Deus e nossa submissão à Sua vontade. A começar em mim.

Oração: Senhor, tem misericórdia de mim e me perdoa pelas vezes que troquei a Tua glória para satisfazer meus desejos egoístas, mesmo que para isso eu precisasse enganar ou trair pessoas. Capacita-me a fazer diferente de Hazael e ser fiel e testemunhar a bondade por onde eu for. Amém.