“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2Timóteo 1.7).

A 2 carta de Paulo a Timóteo é uma carta particularmente interessante. Paulo a escreve com o objetivo de encorajar o jovem pastor Timóteo (realmente muito jovem), a se manter firme e perseverar no ministério na fé e na sã doutrina. Durante esse mês, esse será o tema das nossas devocionais: perseverança. E vamos ver o quanto podemos aprender com Paulo e com Timóteo sobre esse assunto.

Timóteo estava tendo um sério problema quando recebe a carta de Paulo. A igreja estava sendo perseguida pelo império romano e os hereges vinham se infiltrando cada vez mais na igreja. Paulo diz lembrar-se de “suas lágrimas…” (1.4) diante das dificuldades que ele vinha enfrentando no ministério, mas diz para que ele continua firme, e se for necessário que até sofra pelo Evangelho, mas que não desista.

Graças a Deus, não vivemos hoje uma realidade de perseguição religiosa no Brasil, e temos liberdade para declarar e viver a nossa fé. Mas muitas vezes somos perseguidos pela nossa fé de outras maneiras, seja na nossa casa, trabalho, escola, faculdade, etc…

Vivemos tempos tão intensos ultimamente que as pessoas não tem sabido lidar com o diferente. Se esse é o seu caso, minha amiga, o primeiro conselho que Paulo nos dá é: “não se envergonhe de testemunhar do Senhor”(v.8).

O mesmo Deus que nos deu o Evangelho que nos salvou e nos chamou para uma santa vocação (v.9), é Aquele que nos dá o espírito de poder, de amor e de equilíbrio. E existem dois motivos pelos quais não devemos nos envergonhar de pregar o Evangelho:

1. Esse Evangelho que nos salvou também nos chama para a santa vocação de proclama-lo. Cristo não nos dá a opção de se queremos ou não anunciar o Seu amor. A partir do momento que Ele se torna Senhor e Salvador da sua vida, essa se torna sua obrigação.
2. Se a sua justificativa para não pregar o Evangelho, tem sido o medo ou a vergonha, lembre-se do que Paulo diz: Deus não nos deu espírito de covardia! Nós por nós mesmas, não somos capazes de anunciar o Evangelho, nosso coração é pecador demais para isso. Mas é Cristo quem nos capacita a fazê-lo! É a presença do Espírito Santo em nós que permite que façamos tais coisas.

Eu sei que nem sempre é fácil, mas não desanime, não desista! Pregue o Evangelho, mostre sua fé, seja luz onde estiver e peça coragem a Deus para sofrer por Cristo se assim for necessário, se isso cumprir os desejos que Deus tem para sus vida.

Oração: “Pai, eu sei que não sou merecedora da Sua graca, e por isso já te agradeço. Me ajude Senhor a pregar o Seu Evangelho, a resistir às perseguições que possam vir sobre mim, mas que eu seja um instrumento Seu para que outras pessoas possam vir conhecer a Ti. Tira de mim qualquer medo ou vergonha, mas me reveste com seu Espírito. É isso que eu te peço e agradeço, em nome de Jesus, Amém”.