“No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos.
Então, no quadragésimo primeiro ano do seu reinado, Asa morreu e descansou com os seus antepassados. Sepultaram-no no túmulo que ele havia mandado cavar para si na cidade de Davi. Deitaram-no num leito coberto de especiarias e de vários perfumes de fina mistura, e fizeram uma imensa fogueira em sua honra.”  2 Crônicas 16:12-14


Infelizmente a história de Asa acaba assim. Nas primeiras histórias de Asa (se não conseguiu acompanhar, dá uma olhada nos posts anteriores 😉) vimos um rei com uma fé exemplar, buscando a Deus nos maiores e impossíveis desafios. Porém agora vemos um homem idoso que já viveu grandes batalhas com o Senhor, mas que não confia em nEle nem para buscar ajuda com sua doença no pé. 

Aquele mesmo Deus que venceu um exército com mais de 1 milhão de homens não seria capaz de curar uma enfermidade? Entenda que o problema não está em procurar médicos. Deus nos deu tecnologia e conhecimento para desfrutarmos dos benefícios que isso possa trazer. Mas vale lembrar que a postura de não buscar a Deus nos pequenos desafios, mostra a tendência de fazermos a mesma coisa para os grandes que enfrentamos em nossa vida. 

Asa não só nega a Deus, como já espera a sua morte. O pedido de preparo do seu túmulo na cidade de Davi, nos indica uma postura de aceitação para seu destino próximo. Que o final da nossa história seja diferente desse velho teimoso. 

ORAÇÃO: Senhor Jesus, como é bom saber que o médico dos médicos e Senhor dos exércitos é o mesmo que morreu por mim e me oferece um relacionamento diário. Me ajude a lembrar das grandes experiências que já tive com o Senhor para que eu não deixe de te buscar nos próximos desafios que enfrentar. Em teu nome, amém.

 

 

Escrito por Rebeca Manzano.