“Além disso, temos a mensagem que os profetas proclamaram, que é digna de toda confiança. Prestem muita atenção ao que eles escreveram, pois suas palavras são como lâmpada que ilumina um lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia nas Escrituras surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo da parte de Deus”. (2Pedro 1.19-21)

Nós vimos na última semana como Pedro inicia sua carta a igreja, lembrando-os que eles já receberam tudo que precisavam para a vida e para piedade (2Pe 1.3) e que por isso nós agora podemos viver uma vida digna e que agrade a Deus, e nos tornarmos servos úteis por crescermos no conhecimento do nosso Senhor. 

 

Mas, Pedro começa a segunda parte do capítulo exortando ao público da sua carta que nunca esqueçam essas coisas, mesmo que elas já tenham sido ensinadas anteriormente e ele afirma que enquanto ele viver é apropriado que ele continue no trabalho de lembrá-los. Ele afirma que a forma de crescer em conhecimento e não se esquecer essas coisas que têm sido ensinadas é por meio das Escrituras e dos profetas, e que eles são totalmente dignos de confiança porque nunca escreveram nada da sua própria parte, mas da parte de Deus. 

 

E quantas vezes nós não somos assim? Somos confrontadas diariamente com verdades que nós já conhecíamos há muito tempo, verdades que aprendemos até quando éramos crianças e agora, nos esquecemos disso no dia a dia ou simplesmente não colocamos em prática. Até temos uma vida devocional, mas não é uma devocional que se torna prática nas nossas atitudes. 

 

Se Pedro nos diz que já temos tudo que precisamos, e que na Bíblia encontramos toda as verdades que precisamos saber para viver uma vida que agrada a Deus o que nos impede de começarmos agora? Nós sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus, nós sabemos que ela nunca erra, mas nós devemos agora nos apegar a isso de uma maneira prática! Lembrar disso no nosso dia para que possamos dessa maneira desenvolver nossa salvação cada dia mais.

 

Oração: “Pai, me perdoa pelas muitas vezes em que duvidei da sua Palavra ou que simplesmente não as coloquei em prática mesmo sabendo o que deveria fazer. Me ajuda a crescer em conhecimento de Ti, a ter prazer em estudar a Tua Palavra e gastar tempo contigo, mas me ajuda também a não esquecer essas coisas e a colocá-las em prática todos os dias. É isso que eu te peço, em nome de Jesus, Amém”.