“Contudo, assim como surgiram falsos profetas entre o povo de Israel, também surgirão falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão astutamente heresias destrutivas e até negarão o Mestre que os resgatou, trazendo sobre si mesmos destruição repentina. Muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses mestres, e por causa deles o caminho da verdade será difamado. Em sua ganância, inventarão mentiras astutas para explorar vocês, mas eles já foram condenados há muito tempo, e sua destruição não tardará”. (2Pedro 2.1-3)

Não é de hoje que temos que lidar com falsos mestres dentro de nossas igrejas distorcendo a verdade. Na verdade, esse é um problema que vem desde a época dos pais da Igreja, os apóstolos alertaram sobre isso inúmeras vezes, e não somente Paulo, mas Pedro e Judas também. 

Na carta que estamos estudando, o apóstolo Pedro estava tendo que exortar seus leitores a se manterem firmes na sã doutrina que aprenderam e a prestar atenção nos falsos mestres que vinham se infiltrando na igreja, Hoje minha amiga, eu quero te fazer a mesma exortação. Temos que ficar atentas! Temos que estar preparadas a todo momento para defender a nossa fé e a Palavra de Deus que vem sendo tão atacada nos últimos tempos. Por isso, queria deixar três dicas para vocês hoje: 

  • Esteja atenta as artimanhas dos falsos mestres!

Não espere que eles cheguem diretamente nas suas igrejas pregando heresias descaradamente. Eles sempre chegarão com meias verdades (que são mentiras completas) e falarão coisas que agradam os ouvidos e quando menos percebemos já fomos atingidas. Não aceite qualquer coisa só porque a Bíblia foi aberta e falaram o nome de Jesus no meio da pregação. Muita coisa ainda pode ser distorcida. 

  • Temos que enfatizar a salvação unicamente em Cristo!

O que determina algo ser heresia ou não, não tem a ver com discordância teológica. Você pode discordar de alguém teologicamente e ainda assim não chamar o outro de herege. Discussões em pontos secundários são normais (e até saudáveis!) dentro da teologia. Mas o problema dos falsos mestres e hereges é que eles anulam o sacrifício de Cristo colocando a salvação em outras coisas além dEle. Temos que enfatizar, pregar e ensinar que a salvação se dá unicamente por meio de Cristo, e qualquer coisa que se acrescente ou se tire disso anula totalmente essa verdade. 

  • É preciso preparar-se devidamente para o combate!

Minha amiga, como você pretende estar pronta para lutar a guerra se não conhece nem sua armadura? Meu principal objetivo aqui hoje é te incentivar a leitura e estudo da Bíblia. Isso não é papel só do seu pastor ou dos seus líderes! Isso é seu papel como cristã! Você precisa saber no que crê e porque crê. Por isso, estude, se dedique, ore, peça ajuda, se inscreva em cursos, seja na sua igreja ou na internet. Mas, se prepare! Vista a armadura! Como disse Jonas Madureira uma vez: “Como você luta contra o sistema, se você não conhece nem o seu próprio sistema?”

Oração: “Pai, cria em mim um amor por Ti e pela Tua Palavra que me leve a querer te conhecer cada dia mais. Me dê um coração com discernimento para quando mentiras contra Ti forem pregadas eu possa perceber e lutar contra. Me ajuda e me dê oportunidades de pregar o Teu Evangelho e que Teu nome seja conhecido através do que eu falar e fizer. Me ajuda a te amar a cada dia mais. Em nome de Jesus, Amém”.