“Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja.” 3 João 1.9-10

Esta carta é bastante interessante, pois ela descreve alguns líderes da região para onde João havia a destinado. No entanto, ao contrário dos primeiros versículos deste capítulo, que elogiam Gaio, agora João descreve negativamente outro líder, Diótrefes.

Segundo o texto, Diótrefes era um líder arrogante, que tinha a si mesmo como o seu senhor. Ele queria ser o mais importante de sua comunidade, por isso, falava mal de João e outros servos de Deus e não os recebia. E para piorar, além de não os receber, expulsava de sua igreja os irmãos que queriam acolhê-los. Diótrefes, ao invés de ser um líder servo, era um líder egoísta e orgulhoso!

Acredito que, enquanto lia as palavras acima, tenha passado em sua mente o nome de algum líder que conheça que é como Diótrefes, não é mesmo? No entanto, quero que agora, ao invés de pensar em alguém, pense em você mesma. Talvez você não seja líder em sua igreja, mas, com certeza, serve em algum ministério. Como tem sido sua postura de serva dentro de sua comunidade? Você serve sacrificialmente com humildade? Ou como alguém que não suporta ser contrariada? Você considera todas as opiniões ou contribui para intrigas? Você diz a verdade em amor e respeito ou prefere fazer fofocas?

Minha oração por você e por mim é que Deus nos ensine a sermos humildes e servas, acolhedoras e gentis. Que Cristo seja visto em nossa conduta, que ao invés de querer ser como Deus, Ele se humilhou e veio ao mundo como homem para morrer em nosso lugar!

Oração: “Querido Deus, perdão! Perdão pelo meu coração orgulhoso e egoísta que muitas vezes idolatra a minha opinião do que a união dos irmãos de minha igreja. Ajude-me a ser uma serva humilde, como Jesus, que se doa, acolhe, cede e agradece! É isso que te peço, amém!”