Ageu é o décimo livro dos doze que façam parte dos chamados profetas menores. Ageu traz quatro “palavras” dirigidas a Zorobabel, Josué e o povo em Jerusalém. O livro foi escrito no período do pós-exílio, mais ou menos em 520 a.C, quando o povo judeu retornou a terra prometida através do decreto de Ciro (Esdras 1:1-4). A nação de Israel foi convocada para a reconstrução do templo do Senhor, que havia sido destruído durante o reinado de Nabucodonosor, no período Babilônico.

O problema é que os israelitas se deixaram levar por preocupações pessoais, colocando em segundo plano a reconstrução do Templo e tendo como prioridade a edificação das próprias casas (Ageu 1:4). Assim, o Senhor repreendeu o povo através de Ageu, para que refletissem sobre essas atitudes (Ageu 1:5, 7).

Você já passou por isso em algum momento da sua vida? Já deixou de lado as prioridades do Reino para focar nas suas próprias vontades?

Andar segundo nossa própria vontade nos torna insatisfeitos, ingratos e longe dos caminhos do Senhor. Nos faz viver uma vida em que nossa própria vontade é mais importante do que obedecer e fazer a vontade de Deus.

Nós não somos muito diferentes do povo daquela época, assim como eles preferiram buscar os próprios interesses (Ageu 1:3), nós muitas vezes deixamos a obra de Deus em segundo plano e buscamos fazer o que nos agrada. Corremos atrás de conforto e luxo, ter nossos prazeres satisfeitos e colocamos nossas necessidades acima de qualquer coisa, inclusive, de Deus.

Através de Ageu, o Senhor chama o povo de Israel a mudar, e você ao ler o livro de Ageu é convidado a também ser transformado! Onde os seus próprios caminhos têm te levado? O que tem sido mais importante para você do que fazer a vontade de Deus?

Oração: Senhor, me ajude a conseguir enxergar os pontos cegos em minha vida, mostre a mim aquilo que tem tomado o TEU lugar e eu não consigo enxergar. Me ajude a levar uma vida de seriedade e compromisso contigo, que eu aprenda a ser uma serva fiel e obediente. Em nome de Jesus, amém.

 

Gabriela Berti