Muitas vezes ouvimos e sabemos o que temos que fazer mas, muitas vezes, por temor a homens ou por qualquer outro motivo deixamos de seguir o que deveríamos. Em outras palavras, temos a lealdade dividida. Até queremos obedecer a Deus, mas a vontade de agradar meu próprio Eu (ou até outras pessoas) é tão grande que logo desistimos.

Como vimos na semana passada, Israel estava deixando de lado as prioridades de Deus, ou seja, reconstruir o templo de Jerusalém, para se preocupar com suas próprias necessidades e vontades (no caso deles, o próprio conforto). O Senhor alerta o povo por meio do profeta Ageu. Por causa disso, o sumo sacerdote e todo o restante do povo (Ageu 1:12-15) obedeceram a Deus (v. 12).

Nesse texto podemos notar que o povo não só ouviu a voz do Senhor através do profeta Ageu, como também obedeceu. Para encorajá-los ainda mais, diz: “Eu estou com vocês” (v. 13). Existe estímulo maior do que esse? Deus não mandou reconstruir o templo e os deixou de escanteio. Deus se fez presente. Deus É um Deus presente.

Em uma pregação sobre Ageu, o pastor Fernando Leite diz: “quando Deus não faz parte das suas prioridades, você deixa de ser prioridade para Deus[1]. Talvez sua vida esteja como a do povo antes deles ouvirem e obedecerem, tudo o que faziam era como se não desse certo, parecia que estavam correndo atrás do vento.

Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada.”’ – Ageu 1:5-6

Existe alguma coisa que tem tomado o lugar de Deus em sua vida e tem impedido você de levar uma vida obediente a Cristo? Se sim, volta-se para Deus. Assim como Ele se fez presente para o povo na reconstrução, Ele se fará presente na sua também.

Que Deus seja prioridade em sua vida!

Oração: Senhor, por muitas vezes te colocamos em segundo plano para buscar as minhas próprias vontades e desejos. Nos perdoe por ter a lealdade dividida e me ajude a honrar somente a Ti, deixando de lado todo interesse próprio. Amém.

[1] Pregação: 27/11/2016 – Série: 12 homens e uma missão – Ageu: Ponha Deus no seu devido lugar

 

 

Gabriela Berti.