Continuando no capítulo 2 do livro de Ageu, nos versículos 10 a 19 podemos notar que novamente o Senhor falou por meio do profeta.

No versículo 15 existem duas palavras chaves “prestem atenção”, “reconsiderem” e depois novamente no verso 18 reaparece o termo  “reconsiderem”. Esse trecho nos faz pensar que Deus deseja que o povo se lembre de algo que haviam esquecido. O que o povo não se lembrava mais?

O Senhor fez duas perguntas importantes nesse trecho do capítulo para levarmos em consideração sobre o que o povo estava esquecendo. As duas perguntas estão no versículo 12 e 13 do capítulo 2 de Ageu, onde é falado sobre pureza e impureza. 

Mas o que o Senhor quis dizer com isso? Ele quis relembrar o povo que nós tornamos as coisas impuras. Nós não somos capazes de tornar nada santo ou puro! Deus nos ensina o que é a vida longe Dele – completa impureza.  

Nos versículos 16 e 17, o Senhor declara que o povo vivendo longe dos caminhos dele nada prosperava. Tudo que o povo fazia não vingava. Uma vida longe do Senhor é como plantar sementes num terreno infértil, não brotará.

O que esse texto tem a ver com a nossa vida hoje? O livro de Ageu nos traz grandes reflexões sobre como os anos passam e as dificuldades e problemas continuam os mesmos. Nós também vivemos uma vida buscando nossos próprios interesses ao não levar Deus à sério.

Vivemos longe do Senhor muitas vezes. Nosso compromisso não está firmado no Senhor.

Como temos levado a nossa vida hoje? Temos vivido longe ou perto de Deus? Se hoje, sua situação é estar longe do Senhor, reconsidere suas prioridades e volte para Deus. Se tem sido difícil manter-se nos caminhos do Senhor, lembre-se da devocional da semana passada – Deus está conosco. 

Oração: Senhor, muitas vezes seguir teus passos e caminhar contigo é difícil. Me sinto cansada e desanimada. Não tenho tido o compromisso que deveria ter com o Senhor. Me perdoe por ser tão desleal a Ti. 

 

Gabriela Berti