Warning: include_once(/home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase1.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 20

Warning: include_once(): Failed opening '/home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase1.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 20
Amós 4.4-5 – Conselhos para Meninas

“Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer”, declara o SENHOR Soberano. Por isso, ainda os castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel. ” (Amós 4.4-5)

O profeta Amós, é também conhecido como o profeta que clama pela justiça social. Escrevendo para o Reino do Norte, perto do tempo que o fim do reino chegaria pelas mãos do império Assírio devido à idolatria e corrupção, moral e espiritual, de Israel. O reino do Norte possuía reis idólatras, sacerdotes corruptos, alto nível de desigualdade social e nenhuma obediência à Lei de Deus. Israel tinha sido avisado sobre o que aconteceria em não obedecer a Lei de Moisés, e assim veio a queda pela Assíria em 722 a.C., mas com certeza podemos aprender muito para nossa vida com a história de Israel. 

O reino do Norte era guiado pelo hedonismo, que é basicamente viver em busca pelo prazer. Eles queriam agradar a si mesmos e usavam a religião para isso, e nesses versículos vemos duas coisas que os israelitas faziam (e nós fazemos também!)

  • Uma religião ritualista  – uma religião de rituais, sacrifícios e ofertas não é o que Deus quer. Israel fazia todos os rituais corretos, mas seu coração não estava em Deus. Eles não tinham um coração temente a Deus.

Uma religião de ritual é vazia e não serve para nada. Deus não quer rituais, Ele quer a nossa vida no altar. Depois trazemos a oferta. Não adianta cuidar da prática, mas não cuidar do coração.. Deus olha as intenções do coração, e um coração quebrantado e entregue é o que Ele deseja como verdadeira adoração.

  • Religião humanista – a religião do Reino Norte era uma religião focada neles mesmos, não havia arrependimento verdadeiro pelos pecados. E religião sem arrependimento, não passa de mais um monte de rituais iguais aos que vimos no primeiro ponto. O verdadeiro arrependimento pelos nossos pecados nos leva direto a Deus e não a nós mesmos. 

Que nós possamos identificar os pecados de Israel que ainda estão em nosso coração e verdadeiramente nos arrepender e entregar o coração por completo Àquele que é O digno. 

Oração: Pai, revela os pecados do meu coração, mostra como te glorificar cada dia mais. Tira de mim qualquer ego e tudo que me afasta de Ti. Faz da minha religião e minha fé, única e exclusivamente sobre Ti. Em nome de Jesus, Amém.

Publicado por Marilia Berti

Formada em licenciatura em Teologia com ênfase em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (2014), em bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2016), especializada em Aconselhamento Bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (2017) e estudante de Pedagogia na Cruzeiro do Sul (2018-2021). É missionária da Organização Palavra da Vida, onde trabalha como deã das alunas do seminário e auxiliar de marketing e é idealizadora do projeto Conselhos para Meninas (2013), que visa aconselhar e orientar biblicamente jovens moças, o que ocorre através do website e de palestras por todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0