“Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer”, declara o SENHOR Soberano. Por isso, ainda os castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel. ” (Amós 4.4-5)

O profeta Amós, é também conhecido como o profeta que clama pela justiça social. Escrevendo para o Reino do Norte, perto do tempo que o fim do reino chegaria pelas mãos do império Assírio devido à idolatria e corrupção, moral e espiritual, de Israel. O reino do Norte possuía reis idólatras, sacerdotes corruptos, alto nível de desigualdade social e nenhuma obediência à Lei de Deus. Israel tinha sido avisado sobre o que aconteceria em não obedecer a Lei de Moisés, e assim veio a queda pela Assíria em 722 a.C., mas com certeza podemos aprender muito para nossa vida com a história de Israel. 

O reino do Norte era guiado pelo hedonismo, que é basicamente viver em busca pelo prazer. Eles queriam agradar a si mesmos e usavam a religião para isso, e nesses versículos vemos duas coisas que os israelitas faziam (e nós fazemos também!)

  • Uma religião ritualista  – uma religião de rituais, sacrifícios e ofertas não é o que Deus quer. Israel fazia todos os rituais corretos, mas seu coração não estava em Deus. Eles não tinham um coração temente a Deus.

Uma religião de ritual é vazia e não serve para nada. Deus não quer rituais, Ele quer a nossa vida no altar. Depois trazemos a oferta. Não adianta cuidar da prática, mas não cuidar do coração.. Deus olha as intenções do coração, e um coração quebrantado e entregue é o que Ele deseja como verdadeira adoração.

  • Religião humanista – a religião do Reino Norte era uma religião focada neles mesmos, não havia arrependimento verdadeiro pelos pecados. E religião sem arrependimento, não passa de mais um monte de rituais iguais aos que vimos no primeiro ponto. O verdadeiro arrependimento pelos nossos pecados nos leva direto a Deus e não a nós mesmos. 

Que nós possamos identificar os pecados de Israel que ainda estão em nosso coração e verdadeiramente nos arrepender e entregar o coração por completo Àquele que é O digno. 

Oração: Pai, revela os pecados do meu coração, mostra como te glorificar cada dia mais. Tira de mim qualquer ego e tudo que me afasta de Ti. Faz da minha religião e minha fé, única e exclusivamente sobre Ti. Em nome de Jesus, Amém.