“Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam”. (Amós 5.14)

O profeta Amós pode muitas vezes ser chamado de “o profeta da justiça social”. Ele não apontou apenas os pecados de idolatria e hipocrisia no culto de Israel mas também apontou que a condenação deles viria por falharem nas leis que Deus deixou por meio de Moisés para a vida social.

Juízes subornáveis, sacerdotes e líderes religiosos corruptos, violência, fome, desigualdade social, opressão dos mais pobres e vulneráveis era uma coisa comum no Reino do Norte (qualquer semelhança não é mera coincidência). Amós é levantado por Deus para acusar Israel do seu pecado em amar o próximo, 

No versículo 14 do capítulo 5 Deus dá a ordem imperativa de fazermos o bem. Não é uma opção. Deus é o próprio bem, não pode estar com Ele aquele que pratica a maldade.

O cristão precisa por sua natureza abominar o mal e amar o bem. Mas não adianta apenas sentir-se frustrada ou indignada com a maldade que vê no mundo. É preciso que o cristão faça o bem! O cristão é o primeiro agente de mudança do que é mal, errado e oprime o outro. O cristão é o primeiro a amar e a estender a mão. Ele não deseja o bem só porque é bom, mas porque é o certo e glorifica a Deus!

Para Amós e sua realidade era claro que amar o bem na forma prática era passar a ver o próximo como alguém alvo de amor e não de opressão e exploração. Parar de subornar juízes. Parar de oprimir os fracos e pobres.

Jesus diz que “Bem-aventurado aquele que tem fome e sede de justiça” (Mt 5.6). Quando andamos com Ele, e vivemos uma vida que não é hipócrita, encontramos a verdadeira vida e devemos querer que todos ao nosso redor possam viver essa mesma vida cheia de bondade e amor em todas as áreas. 

Oração: Pai, ajuda-me a olhar com mais amor para o meu próximo. Faz com que eu odeie o mal mas ame o bem. Faz em mim com que meu amor pelo bem se transforme em ação  para luz do Teu reino. Em nome de Jesus, Amém!