Assim diz o SENHOR à nação de Israel: “Busquem-me e terão vida; não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada”. Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo. (Amós 5.4-6)

Na última semana nós falamos sobre como Israel era um povo regido por uma religião legalista e voltada para si mesma e não para Deus. Foi justamente o abandono a Lei e o Temor de Deus que levou à queda do Reino do Norte em 722 a.C. pelas mãos da Assíria.

No texto que lemos hoje, Deus dá uma ordem a Israel: “Não busquem Betel!”, “Não vão a Gilgal!”. Basicamente o que Deus estava dizendo era, “não adianta buscar A mim em santuários sendo que Eu não estou lá, vocês Me deixaram de fora”. Eles diziam que ali era um lugar de culto a Deus, mas era um local de culto a eles mesmos.

É muito fácil para nós criticarmos Israel (confesso que me pego fazendo isso várias vezes), mas a realidade é que não somos tão diferentes deles em nossas vidas. Talvez nós só tenhamos aprendido a fazer de forma oculta e interna (no coração), o que ele faziam no público. 

O culto ou é bíblico ou é reprovável. João diz que nós devemos adorar em espírito e em verdade (Jo 4.24). Mas o que aconteceu é que Betel foi reduzido a um centro de idolatria e paganismo. Não havia nada de santo no que eles estavam falando ali.

Como falamos na semana passada, o verdadeiro culto é ligado a vida que vivemos durante a semana fora da igreja. Os israelitas vinham até Betel, mas não encontravam a Deus. Não havia transformação de vida porque a vida deles não estava conectada ao culto que eles prestavam.

Não podemos tratar o culto e a igreja como uma atitude neutra. Nunca é e nunca será. A presença de Deus e da sua Palavra deve levar a um mudar de vida, e Deus deixa muito claro por meio de Amós que Ele não deseja uma adoração hipócrita para os outros verem, essa adoração ele despreza. O culto é a entrega da sua adoração. O que você tem entregado? 

Oração: Pai, desperta em mim novamente o primeiro amor por Ti e pela Tua Palavra. Faz com que a minha adoração reflita uma vida digna de ser vivida na Sua presença. E se ela não for a vida que deveria ser, me quebra e me reconstrói como o Senhor desejar. Em nome de Jesus, Amém.