Quase no final do livro, João testemunha uma destruição cataclísmica, a queda da “Babilônia”, a derrota de Satanás e a chegada dos novos céu e terra (17:1–22:5). Você provavelmente já viu esse tipo de cenário “fim do mundo” em filmes, ou leu em livros, ou até sonhou com isso. Muitas vezes pensamos no que acontecerá – para alguns de nós isso traz aflição, para outros, curiosidade. 

Talvez a maior parte das pessoas apenas pense no Apocalipse como este relato misterioso do fim dos tempos – seres com formas estranhas, serpentes e dragões e fogo e pragas. Mas quero que nos voltemos para a realidade espiritual que toma forma em meio a tudo isso, e traz paz e confiança em meio a tantas coisas que não compreendemos perfeitamente neste livro.

Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.” Ap 12:10

Hoje, Satanás tem acesso a Deus para nos acusar (veja Jó 1 para um exemplo), mas para aqueles que colocaram sua fé em Cristo, Ele é o nosso Defensor, nosso Advogado junto ao Pai (1 Jo 2:1), ou seja, nenhuma acusação de Satanás tem poder contra nós (Romanos 5:1,8:1). Nesta cena maravilhosa de Apocalipse 12, vemos Satanás sendo permanentemente retirado do céu – seu tempo está chegando ao fim (Ap 12:12). As taças são derramadas uma por uma (Ap 16) até que vem o fim (Ap 19-20). 

Mas eis aqui o nosso encorajamento: o momento glorioso de celebração da redenção da igreja por Cristo chegará, e com ele a derrota final de Satanás.

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Ap 19:7

A vitória de Deus sobre o inimigo continua hoje no coração de cada homem e mulher que crê em Jesus Cristo. Ele é a ponte entre aquilo que é eterno e aquilo que é temporal. Nele todas as coisas feitas nele e por ele serão restauradas. Jesus une o Pai à humanidade, Ele é o Noivo que redime a sua Noiva, a igreja, garantindo a eternidade do nosso relacionamento com Deus. Ele já venceu e nos dará o direito de nos assentarmos com Ele no trono de Deus Pai (Ap 3:21).

“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo.” (v. 20-21)

Eu não sei qual a sua situação hoje, talvez você esteja lutando com incredulidade – “como pode um Deus bondoso e amoroso permitir que (        ) aconteça?” Talvez você esteja lutando com um hábito pecaminoso – “por que Deus não tira (             ) de mim?” Talvez você esteja sofrendo por causa do pecado de outra pessoa – difamação, traição, abandono. Talvez algum ente querido esteja doente, ou tenha falecido, por causa dos efeitos do pecado neste mundo (Romanos 8:20-23) – doença, morte. Sua esperança precisa estar na promessa de redenção completa daquele que já começou a boa obra em você. Ele voltará.

As visões de João no Apocalipse trazem hoje a mesma mensagem de esperança que trouxeram ao seu público original. Jesus já prevaleceu e um dia virá com poder para vindicar totalmente o Seu povo e habitar com eles no céu e na terra renovados. Com a certeza dessa verdade, os crentes podem ter esperança. Todo o povo de Deus tem um papel a desempenhar na batalha cósmica entre a luz e as trevas (Efésios 6); não devemos ficar sentados à margem e esperar o fim da história. O próprio Jesus nos chama para sermos vencedores com Ele (2: 7; 17:14; 21: 7).

Oração: Ó, Senhor, que segurança o livro de Apocalipse me dá de que cumprirás aquilo que prometeu, aquilo que começastes na cruz. Ajuda-me a viver de maneira piedosa, sensata e justa, aguardando a Sua volta, tendo esperança de que tudo o que me traz dor e sofrimento neste mundo será um dia completamente derrotado e destruído por ti, quando voltares. Ajuda-me a viver aqui, vencendo a tentação e o pecado, como Sua filha, parte do Seu povo, praticando boas obras. Em nome de Jesus, Amém.

[Para semana que vem, leia Apocalipse 20-22.]