“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 2.7,11,17,29; 3.6,13,22

Um dos principais objetivos de Apocalipse é nos encorajar a perseverar na fé até o fim – enfrentaremos muitas dificuldades neste mundo, mas podemos ter a certeza que Jesus já conquistou a vitória final para os justos e irá punir toda a impiedade, todo o pecado e todo o mal.

A audiência inicial do livro de Apocalipse são sete igrejas na Ásia Menor (1:4, 11), região da atual da Turquia. Jesus dita sete cartas para João, uma para cada igreja da região (Apocalipse 2:1-3:22), usando uma característica específica de seu caráter, explicando o que aprova e o que condena em cada igreja, advertindo-as das consequências de suas obras e exortando-as a ouvi-Lo. Ao final, dá a cada igreja uma promessa. 

Um exercício interessante é preencher uma tabela como essa daqui (As Igrejas do Apocalipse) e comparar as informações umas com as outras, assim como no exemplo abaixo, para, de fato, ouvir “o que o Espírito diz às igrejas.”

 

Exercício Devocional (Apocalipse 2:1-7):

 

“Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:“

Jesus se introduz como aquele que não apenas é central para a igreja, mas quem conserva os cristãos – estamos literalmente na palma de Sua mão – e Ele está presente em nosso meio. Assim, não impressiona que ele diga em seguida:

 

“Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.“

Jesus reconhece o quão dedicados eles são no serviço do Senhor – esta é definitivamente uma igreja ativa! Além disso, eles mantêm a sã doutrina. No entanto, apesar de todas as coisas boas que fazem, uma não pode ser ignorada: eles abandonaram o primeiro amor. Estão tão atarefados e labutando para se manter puros que deixaram de amar a Deus e ao próximo acima de suas atividades e doutrinas. 

Quantas pessoas você conhece que são assim? Sabem muita doutrina e estão cheias de atividades, mas não param para dedicar-se a Deus e ao próximo de fato – é como se deixassem Jesus no templo. O chamado de Jesus é simples: 

 

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras;”

Lembra como você demorava lendo a Bíblia? Lembra daqueles momentos de oração profundos? Lembra da alegria de estar com outros cristãos? Lembra da última vez que você compartilhou do Evangelho com alguém? Então, se arrependa de ter parado de fazer isso e  FAÇA DE NOVO!

Infelizmente o diabo adora fazer-nos pensar que isso é tudo muito simples, e ficamos entediados com nossa vida devocional, e queremos nos envolver em atividades de serviço à comunidade, e ir a retiros espirituais, e participar de louvores espetaculares à custa das primeiras obras.

“se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.“

Mas o resultado da frieza de coração e falta de amor é muito sério: “moverei do seu lugar o teu candeeiro”, ou seja, a luz vai se apagar. Cristo promete não estar mais no meio deles. Uma possibilidade restava: vencer a frieza de coração e a falta de amor. 

 

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”

 

A promessa de Jesus é que eles comeriam da árvore da vida e estariam para sempre se deleitando da presença de Deus, juntos de Cristo no paraíso. 

 

Oração: Jesus, obrigada por estar presente em nosso meio. Quão bom saber que estás comigo! Ajuda-me a lutar contra a frieza do meu coração e as mentiras de Satanás e as fraquezas da minha carne que me levam a deixar de lado as primeiras obras. Me arrependo das horas perdidas distraída em outros afazeres que escolhi ao invés de ler tua Palavra. Me arrependo de minha preguiça de orar e minha sonolência de me sentir entediada em falar contigo. Me arrependo de minha negligência em me unir aos meus irmãos e irmãs em Cristo (ainda que por Zoom ou Whats), em especial neste tempo de isolamento social. Me arrependo de calar-me quando poderia testemunhar de ti em minha vida pessoal, nas mídias sociais e nas minhas conversas. Estou reafirmando meu compromisso de te amar de verdade, em palavras e ações. Em teu nome, Amém.

 

[Para semana que vem, leia Apocalipse 4 a 11.]