João encerra sua carta com a certeza dada por Jesus de que Ele está voltando em breve, uma promessa que confirma a urgência da mensagem de João (22:6–21). No final do livro, Jesus inaugura uma era de justiça total, de bondade completa e paz eterna.

Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.” Ap 21:3-7

Só de pensar nisso quero gritar de alegria! Imagine, então, o público original de João, quando o véu é levantado e eles vêem o que realmente está acontecendo no mundo – eles devem ter gritado em louvor, assim como eu, encorajados a avançar com a proclamação do Evangelho. 

Essa deve ser nossa resposta também: quando Deus revela seu trabalho, devemos louvá-Lo e adorá-Lo por isso. Devemos também responder em uma atitude de santidade. Veja como Tito explica isso em Tito 2:11-14:

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” 

Lembre-se de Ap 21:8: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Àqueles que não crêem, a morte eterna lhes é reservada.

Fica a questão, cantada na música que compartilhei semana passada: Ele virá. A pergunta é: 

Quando encontrar meu Senhor

Os meus olhos verão o Rei

Seu olhar de amor

Como estarei quando, enfim, vier?

Quantas vezes você ouviu

Sobre um Deus de grande amor

Que entregou sua vida…

Pra te dar liberdade…

Como estará quando enfim vier

Vier o fim?!

Oração: Jesus, quero estar preparada para Te encontrar quando voltares para me buscar. Preciso de Ti! Confio que voltarás para me buscar, confio que, salva por Ti, tenho acesso a Deus e estarei para sempre contigo. Mal posso esperar para celebrar as bodas do Cordeiro e viver no novo céu e na nossa Terra. Quando as coisas nesta terra, boas e ruins, tentarem me distrair de viver uma vida que honre a Ti, traz à minha memória estas verdades que li em Apocalipse. “Certamente, venho sem demora.” Amém! Vem, Senhor Jesus!