“Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles”. Atos 11.3

O contexto deste versículo refere-se a um momento em que Pedro foi julgado por comer com gentios, povo que vivia aos arredores de Jerusalém e não era judeu. Eles ouviram o evangelho por Pedro e também passaram a crer em Deus, contudo, muitos judeus, ao invés de se alegrarem com isso, os julgavam, porque não passaram pela circuncisão. A circuncisão no Antigo Testamento era uma maneira de os judeus demonstrarem seu compromisso com Deus por meio da obediência a Lei (Gn 17.12-14) e também era a identificação deles como Seu povo com quem Ele estabeleceu uma aliança. Adiante na passagem bíblica, Deus mostrou a Pedro, por meio de uma visão, que Ele permitia que animais impuros, segundo a Lei, pudessem ser comidos, pois Ele havia purificado-os (vv. 9). A mesma lição se aplicava aos gentios incircuncisos, mesmo não passando pelo processo de circuncisão, também eram cristãos que desfrutavam dos mesmos privilégios dos judeus.

Em Romanos 2.29, Paulo escreveu “Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.” Os judeus deveriam viver pela graça de Deus e não se submetendo as antigas leis para mostrarem que eram salvos, porque Jesus cumpriu esta lei com sua morte e ressurreição (Cl 2.14). Portanto, os gentios não mereciam ser menosprezados por não cumprirem a Lei e nem Pedro devia ser julgado por ter comunhão com eles.

Quantas vezes você ora para que Deus te ajude a obedece-lO pela graça dEle e não pelas regras da igreja? Você já julgou alguém por uma conduta que, aparentemente, ninguém em sua igreja tem? Seus pensamentos em relação aos outros cristãos são sempre críticos e orgulhosos? Você ora por aqueles que julga não serem tão fiéis quanto você na igreja?

Oração: Deus, muito obrigada porque Jesus cumpriu toda a Lei na cruz e hoje posso viver pela Tua graça. Obrigada porque Tua Palavra é tão rica e me ensina tanto, e me constrange a ser diferente a cada dia. Ajuda-me a não julgar outros cristãos e sempre orar por eles, mesmo quando eu acho que não merecem. Amém!