“Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.” Atos 5.41

Os apóstolos a que se refere este versículo eram Pedro e João, e sabe por que eles foram humilhados? Um sumo sacerdote e seus companheiros, membros de um partido religioso, por inveja, pois os apóstolos estavam angariando multidões, os mandou prender para que não pregassem o evangelho (At 5.16,17, 28). O mesmo sumo sacerdote reuniu toda a liderança religiosa de Israel para os julgarem, e quando se enfureceram, almejaram matá-los porque preferiram obedecer a Deus e pregar, a se submeterem a eles (At 5.33). Muito poderia ter acontecido com a vida deles, podiam ter ficado presos, morrer e Deus, mesmo aparentemente sendo negativo o sofrimento deles, poderia permitir. Nem sempre porque agimos corretamente, as situações são favoráveis a nós. Deus usa tudo, mesmo o que não nos agrada, para moldar nossa vida.  Mas Pedro e João, contudo, ao passarem pela vergonha pública, não se entristeceram ou culparam a Deus por ser injusto, afinal O serviam e eram confrontados. Pelo contrário, em humildade, saíram do Sinédrio, após o julgamento, alegres! E alegres porque foram humilhados pelo nome de Cristo! Eles não foram presos e em tudo Deus cuidou deles, mas a história poderia ter sido diferente e Deus continuaria sendo bom.

Quando você evangeliza alguém e, de certa forma, você é envergonhada por sua fé, você se entristece? Você tem vergonha de se posicionar como cristã quando seus amigos desejam te convencer a ter uma atitude que não agrada a Deus? Você evangelizou alguém esse ano?

Oração: Pai, muito obrigada porque pode me permitir passar por situações humilhantes que Te engradecem. Usa minha vida para que, em tudo, Tu sejas glorificado, mesmo com o meu sofrimento. Ajuda-me a testemunhar Teu nome com destreza e perseverança, com palavras e atitudes. Ajuda a minha igreja ser relevante na sociedade, testemunhando do Teu nome em unidade. Cuide para que meu coração não desfaleça quando for humilhada, mas que, mesmo com lágrimas, esteja satisfeito em Ti e em Teus planos. Amém!